Anadia no centro do ciclismo internacional também em 2023



Anadia no centro do ciclismo internacional também em 2023

Depois de ter recebido um triplo Campeonato da Europa em 2022, o concelho de Anadia mantém-se no centro do ciclismo internacional em 2023. Repete o acolhimento ao Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19, acolhe a final da Taça da Europa de BMX e, já em janeiro, será palco do Troféu Internacional Artur Lopes, importante prova de preparação para o Campeonato da Europa de Pista para Elite, que irá disputar-se na primeira semana de fevereiro, na Suíça.

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia é um dos mais prestigiados da Europa e foi novamente escolhido pela União Europeia de Ciclismo para a realização do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19.

O Europeu vai disputar-se entre 11 e 16 de julho, num período de aproximação ao Mundial de todas as vertentes de ciclismo, que irá decorrer em Glasgow, Escócia, em agosto, pelo que será uma oportunidade para descobrir novos valores e para ver ao vivo os melhores jovens do panorama internacional, que já ambicionam brilhar no Mundial de elite do mês seguinte.

A pista olímpica de BMX, também instalada em Sangalhos, será palco da final da Taça da Europa de BMX, nos dias 2 e 3 de setembro. É uma competição que junta todas as categorias etárias, desde os jovens mais promissores até aos principais nomes do panorama internacional de elite.

Logo a abrir o ano, entre 20 e 22 de janeiro, o Velódromo Nacional acolhe o Troféu Internacional Artur Lopes, prova de classe 1 UCI. Além de homenagear o anterior presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e um dos principais impulsionadores da ideia de construção do velódromo, a competição vai ser um importante momento de medição da condição de forma dos corredores que, semanas depois, vão pedalar no Campeonato da Europa.

Entrega da Tela dos Campeões
O jantar de Natal, que reuniu os trabalhadores e os dirigentes da Federação, na noite desta quarta-feira, foi também aproveitado para homenagear a Câmara Municipal de Anadia por todo o apoio que tem dado ao ciclismo.

O presidente da Federação, Delmino Pereira, e o presidente da Assembleia Geral, Artur Lopes, entregaram à presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa de Belém Cardoso, a Tela dos Campeões, autografada pelos medalhados no Campeonato da Europa de Pista de 2022.

 

2022-12-15 - 12:04:15

 


 

Voltar