15.ª Volta a Portugal de Juniores vai para a estrada nesta semana



15.ª Volta a Portugal de Juniores vai para a estrada nesta semana

A 15.ª Volta a Portugal de Juniores terá quatro etapas, que se vão disputar entre os dias 26 e 29 de agosto. Os corredores vão ter de percorrer um total 347,7 quilómetros até ao final da prova que, além das equipas portuguesas, contará ainda com algumas formações estrangeiras.

As primeiras pedaladas dos atletas sub-19 serão dadas na tarde de 26 de agosto. A etapa inaugural tem início de final em Almeida, estendendo-se por um percurso de 92,6 quilómetros. A fase final da etapa poderá permitir logo algumas diferenças, até porque a meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria. A partida será dada pelas 13h30 e a chegada está prevista para as 16h00.

A segunda etapa é a mais longa da competição, ligando Sabugal a Penamacor, num traçado de 129,4 quilómetros, a partir das 12h00. Sem subidas pontuáveis para a classificação da montanha, será a distância e, provavelmente, o calor a fazer a seleção dos melhores. A chegada está marcada para as 15h30.

A terceira tirada poderá decidir a classificação geral, altura em que os corredores vão enfrentar um contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia, a partir das 13h30.

As diferenças marcadas no contrarrelógio poderão ser corrigidas ou acentuadas na quarta e última etapa, quando o pelotão terá de percorrer 110,9 quilómetros, entre Celorico da Beira e a Guarda. Esta é etapa-rainha da competição, visto que os jovens ciclistas terão de ultrapassar a exigente subida das Penhas Douradas, contagem de montanha de primeira categoria, antes da subida para a meta, via Santa Cruz, um prémio de montanha de segunda categoria. A partida será dada pelas 12h00, com chegada prevista pelas 14h55.

Mais eventos oficiais:

29 de agosto: Crono Escalada da Serra do Larouco Camp. Regional de Rampa da ARCVR, Serra do Larouco - Montalegre
28 de agosto: Circuito XCO - Verdemilho - Cadetes
29 de agosto: XCO Mortágua (2.ª Prova Campeonato da Beira Alta de XCO), Marmeleira, Mortágua
29 de agosto: Campeonato da Madeira de Maratona (XCM) 2021, Machico e Santa Cruz
29 de agosto: Taça Promotora - XC#5 - Estádio João Paulo 

 

2021-08-23 - 18:21:46

 


 

Voltar