Vila do Conde abriu em festa o Circuito Regional BTT-XCO Desporto Escolar
O Largo da Trindade, em Ferreiró, Vila do Conde, recebeu este sábado a primeira etapa do circuito regional de BTT-XCO do Desporto Escolar na zona Norte, onde estiveram presentes cerca de 300 jovens atletas, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Porto e União Ciclista de Vila do Conde. A iniciativa teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da União de Freguesias de Bagunte e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que fez questão de acompanhar o evento.
A prova que marcou hoje o arranque oficial da temporada, mobilizou alunos-atletas, dos sub-11 aos sub-15, femininos e masculinos, em representação de 21 agrupamentos de Escolas da zona Norte, aos quais se juntaram também os sub-18 e sub-21 de clubes de ciclismo do sistema federado.
O evento teve lugar na envolvente do Mosteiro da Santíssima Trindade e decorreu durante toda a manhã, num programa que não contemplou apenas a vertente competitiva, atraindo também a comunidade e as famílias. Houve espaços de lazer, animação e restauração, criando um ambiente de festa em torno do BTT jovem e do Desporto Escolar.

“Esta prova, organizada em articulação com o Município de Vila do Conde e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação e a Federação Portuguesa de Ciclismo, é um extraordinário sinal de otimização de meios e recursos e da importância que tem a prática desportiva em contexto de escola e de clube. Estas entidades estão perfeitamente articuladas e proporcionaram-nos um dia extraordinário, com várias centenas de praticantes de BTT em perfeita sintonia. Foi um dia muito bonito”, referiu o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
“Tivemos aqui crianças com seis e sete anos, a iniciarem-se na prática desportiva, muitas delas poderão evidenciar potencial e tornarem-se futuros atletas de eleição, que é esse também um dos objetivos, mas não o único. Porque o objetivo principal é darmos a estas crianças ferramentas que lhes permitam ser ativas ao longo da vida, praticarem desporto e desenvolverem esse potencial”, disse, ainda, o governante.
Amanhã, os trilhos de Ferreiró voltam a ganhar vida com a realização da etapa inaugural do Open Vila do Conde, prometendo mais participação, mais espetáculo e um novo dia de afirmação da modalidade na região. Deste modo, ao longo de dois dias, Vila do Conde assumiu-se como ponto de encontro para atletas, equipas e adeptos, celebrando o talento emergente e o crescimento do BTT.

Créditos fotos: Marcelo Lopes / FPC
2026-02-21 - 19:25:43















