Tiago Ferreira na Suíça para tentar revalidar o título europeu de XCM



Tiago Ferreira na Suíça para tentar revalidar o título europeu de XCM

A Seleção Nacional parte com ambição para o Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), que vai disputar-se no próximo domingo, em Evolène, Suíça.

O viseense Tiago Ferreira venceu o último Europeu, em 2019, uma vez que a edição de 2020, que deveria realizar-se na serra da Estrela, foi cancelada devido à pandemia. O campeão da Europa em título terá, ao serviço da Seleção Nacional, um escudeiro que o acompanha ao longo da época, Roberto Ferreira, uma vez que ambos integram a equipa DMT Racing Team by Marconi Projects.

A corrida do próximo domingo tem uma curta extensão para o que é normal no XCM masculino de elite. São apenas 78 quilómetros. A distância é compensada pela exigência orográfica, pois os corredores vão enfrentar 3900 metros de acumulado positivo. A prova irá toda desenrolar-se em altitudes elevadas. O ponto mais baixo está colocado nos 1342 metros, mas os ciclistas vão atingir os 2487 metros.

“A corrida é muito dura. Tendo um ciclista como o Tiago Ferreira iremos apresentar-nos com o mesmo espírito dos últimos anos. Vamos bater-nos por uma medalha, ambicionando que seja a de ouro”, anuncia o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

O responsável técnico está confiante na capacidade dos corredores portugueses. “O Tiago está a passar um bom momento e está muito motivado para este objetivo. O Roberto, apesar de estrear-se nesta competição, terá a missão de estar o mais perto possível do Tiago. Foi pena um impedimento de última hora não permitir a participação do José Dias”, salienta Pedro Vigário.

O início da prova está marcado para as 9h30 locais, menos uma hora em Portugal Continental.

Tiago Ferreira é um dos corredores mais regulares do circuito internacional de XCM, somando seis medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo. O viseense sagrou-se campeão europeu em 2017 e em 2019 e foi campeão mundial em 2016. Foi ainda vice-campeão da Europa em 2016 e vice mundial em 2017 e em 2020.

 

2021-06-15 - 11:17:20

 


 

Voltar