Tiago Ferreira e José Dias defendem cores nacionais no Mundial de XCM



Tiago Ferreira e José Dias defendem cores nacionais no Mundial de XCM

Tiago Ferreira e José Dias são os representantes da Equipa Portugal no Campeonato do Mundo de Maratona BTT (XCM), que se realiza no domingo, em Sakarya, Turquia, com uma participação de luxo.

Tiago Ferreira, atual campeão europeu e nacional da especialidade, campeão mundial em 2016 e vice-campeão do mundo no ano seguinte, é um dos candidatos ao pódio. Terá, no entanto, uma concorrência feroz.

A situação pandémica faz com que a corrida seja menos participada do que é costume, com pouco mais de 60 inscritos. No entanto, a qualidade é imensa. Desde logo, estarão presentes os três corredores que compuseram o pódio em 2019, o colombiano Héctor Páez, o checo Kristian Hynek e o italiano Samuele Porro.

Olhando mais a fundo para a lista de inscritos percebemos que estão registados cinco dos últimos sete campeões mundiais: Héctor Páez (2019), Alban Lakata (2010, 2015 e 2017), Tiago Ferreira (2016), Jaroslav Lukhavy (2014) e Periklis Ilias (2012). Será perante esta concorrência de respeito que a dupla portuguesa procurará fazer novamente história para o ciclismo nacional.

A maratona terá 110 quilómetros, num circuito de montanha, sempre em sobe e desce, que será percorrido três vezes pelos corredores. A partida será dada às 10h00 de Portugal, 12h00 locais. “O percurso é duro. Neste momento está enlameado, mas espera-se que seque até ao dia da corrida. Vamos lutar pelo pódio”, promete o selecionador nacional, Pedro Vigário.

 

2020-10-22 - 11:47:35

 


 

Voltar