
Telmo Pinão conquista diploma na Pista nos Jogos Paralímpicos
Telmo Pinão conquistou, esta manhã, o primeiro diploma para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris, depois de ter sido sétimo na corrida de perseguição individual na classe C2.
O paraciclismo português voltou a destacar-se na pista, disciplina na qual já tinha conseguido um diploma nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, com um oitavo lugar. Desta vez, Telmo fez ainda melhor, tendo terminado nos sete primeiros, com um registo de 3”59'150. Ficou a cerca de um segundo do seu recorde pessoal.
“Nós, os atletas, queremos sempre tudo. Por isso, fica um amargozinho por não ter conseguido bater o meu recorde pessoal. Na gestão da corrida, trabalhámos muito bem, mas podia ter gerido melhor o esforço nas primeiras voltas e isso, na pista, paga-se caro. No fim ainda tentei compensar, mas não tive energia e fiquei a um segundo do meu recorde pessoal. Consegui melhorar em relação a Tóquio e fiquei muito contente com o diploma”, explica Telmo Pinão.
“O Telmo fez uma boa corrida, ainda que pudesse ter gerido um pouco melhor a parte inicial. Na parte final, rolou muito bem, mas não conseguiu bater o recorde pessoal por um segundo. Está de parabéns por ter conseguido o diploma e temos de ter em conta que foi vítima de uma queda aparatosa na última semana, o que limitou a preparação. Conquistar um diploma nos Jogos Paralímpicos é sempre uma honra”, analisa José Marques, Selecionador Nacional de Paraciclismo.
No primeiro lugar da qualificação, ficou Alexandre Leauté, que bateu o recorde do mundo com 3”24'298. Entretanto, o francês já garantiu o ouro com a vitória na final. O pódio ficou completo com o belga Ewoud Vromant e com o britânico Matthew Robertson.
Telmo Pinão volta a entrar em prova já amanhã, novamente na pista, no quilómetro contrarrelógio das classes C1-C3. As eliminatórias estão agendadas para as 9h19 e a final par as 14h07.
2024-08-30 - 16:00:00