Taça de Portugal de Enduro voa para decidir-se nos Açores



Taça de Portugal de Enduro voa para decidir-se nos Açores

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputa-se, no próximo sábado, na ilha de Santa Maria, Açores. Já a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) tem no domingo mais uma prova pontuável, em Castro Daire.

A Praça do Município da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, vai assistir à partida dos mais de cem participantes na derradeira prova da Taça de Portugal de Enduro, a partir das 8h30 (hora local) de sábado. Estão desenhados 40 quilómetros, englobando os quatro percursos especiais cronometrados e os troços de ligação.

As contas da geral da Taça permanecem em aberto. João Rodrigues (Adc Alfarazes(Guarda) comanda entre a elite masculina, com uma vantagem confortável. Soma 590 pontos. No entanto, matematicamente, Rafael Sousa e José Borges, ambos do Clube BTT Matosinhos podem ainda aspirar à conquista do troféu, pois totalizam 485 e 400 pontos, respetivamente.

Na elite feminina nada está também decidido, embora a margem da corredora que segue na dianteira seja ainda maior. Sara Ferreira (Maiatos), que venceu as quatro anteriores provas pontuáveis, soma 750 pontos, mais 180 do que Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A vitória na corrida de sábado garante 200 pontos para o ranking.

A quarta de cinco provas pontuáveis para a Taça de Portugal de XCM corre-se, no próximo domingo, em Castro Daire. A partida está marcada para as 9h00. Estão desenhados três percursos para as diferentes categorias em competição.

Os corredores de elite, assim como os masters até 49 anos, terão por diante o desafio mais exigente, 102 quilómetros com 3100 metros de acumulado. As femininas, os masters a partir de 50 anos e os paraciclistas de classe D vão disputar a prova de 75 quilómetros com 2500 metros de acumulado. Os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicleta de assistência elétrica terão de completar 40 quilómetros com 1100 metros de acumulado.

Mais eventos oficiais
20 a 24 de setembro: Trans Madeira Autumn
24 de setembro: 2.º Troféu XCO Sardanetas BTT, Grada, Anadia
24 de setembro: 3 Horas de Resistência de Trancoso
24 de setembro: Campeonato do Algarve de BMX Race, Portimão
24 de setembro: 6.ª Prova da Taça de Ciclismo de Estrada da Madeira, Camacha
25 de setembro: Clássica Douro Internacional, Miranda do Douro
25 de setembro: 2.º BTT Trilhos de Cónegos, Moreira de Cónegos, Guimarães
25 de setembro: 2.º Prémio da Academia de Ciclismo de Paredes, Rebordosa
25 de setembro: 30.ª Volta às Terras de Santa Maria, Santa Maria da Feira
25 de setembro: Diversão Duas Roas, São João da Madeira
25 de setembro: GP de Ciclismo GDGA, Gafanha do Aquém, Ílhavo
25 de setembro: Águeda Gravel Race, Águeda
25 de setembro: Raid BTT Colheira do Arroz, Gatões, Montemor-o-Velho
25 de setembro: 10.º BTT Desenferruja Canelas, Vale Beijinha, Odemira
25 de setembro: Vale do Lobo BTT Fun Ride, Vale do Lobo, Loulé
25 de setembro: 7.ª Prova de Estrada da ilha Terceira, Açores

 

2022-09-21 - 11:07:26

 


 

Voltar