Seleção Nacional de BTT disputa Shimano Super Cup Massi em Banyoles no fim de semana



Seleção Nacional de BTT disputa Shimano Super Cup Massi em Banyoles no fim de semana

Este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a Seleção Nacional de BTT vai disputar mais uma vez a Shimano Super Cup Massi - Banyoles (Girona), em Espanha, uma corrida lendária, num dos mais prestigiados circuitos de XCO do mundo, sendo uma competição de BTT XCO de categoria HC. Do total dos oito convocados fazem parte quatro juniores masculinos, que vão competir na UCI XCO Junior World Series.

Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT, convocou oito atletas para integrar a comitiva portuguesa que vai representar a nação. Os atletas Rafael Sousa (Feira dos Sofás / Boavista) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) vão competir na categoria Sub-23. Já os Juniores Hugo Ramalho (Guilhabreu MTB Team), João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro), Rodrigo Matos (BilaBiker's Cycling Team) e Pedro Galvão (Triumtérmica / Águias de Alpiarça) vão desafiar-se na Junior World Series. Todos vão correr no sábado, dia 21, os Sub-23 começam às 14h30 e os Juniores às 16h30 (menos uma hora em Portugal).

No domingo é a vez de entrarem em ação as femininas, às 10h40 (9h30 em solo nacional). São elas a Elite Raquel Queirós (Team Farto - BTC) e a Sub-23 Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team).

“Trata-se de uma corrida internacional, de categoria HC, sendo das mais importantes, daí o nosso interesse em participar. É uma oportunidade para os Sub-23 e Elites conquistarem alguns pontos importantes para o seu ranking UCI. Sabemos que esta prova tem todos os anos um leque de participantes muito forte, com alguns dos melhores do mundo nas categorias em competição. Contudo, encarámos sempre esta corrida como um marco importante do início da época, porque vai-nos permitir competir ao mais alto nível e testarmo-nos com alguns dos melhores corredores de BTT da atualidade”, explicou Pedro Vigário.

A jornada da Seleção Nacional de BTT começa esta terça-feira, dia 17, com a chegada de toda a equipa, atletas e staff, ao Anadia Sports Center, em Anadia. Dia 18 vai haver treino durante a manhã e no início da tarde a comitiva segue viagem em direção a Espanha.

A Shimano Super Cup Massi - Banyoles é a principal corrida do campeonato (no total são sete) e uma “paragem obrigatória” no calendário de muitos dos melhores corredores do mundo em XCO, a disciplina olímpica do BTT. 

Esta prova tornou-se um verdadeiro clássico do XCO, onde a cidade catalã de Banyoles, também conhecida como “Catedral do MTB”, vai vestir-se novamente de gala para celebrar um momento muito especial. Uma vitória em Banyoles é um dos feitos que todos os atletas desejam ter no seu currículo. A Shimano Super Cup Massi - Banyoles tem um lugar privilegiado no calendário, sempre no início da temporada, representando uma das primeiras oportunidades para viver algumas das grandes batalhas do ano.

Foto Créditos: Hugo Delgado - Lusa / COP

 

2026-02-17 - 12:19:39

 


 

Voltar