Ricardo Marinheiro e Beatriz Guerra conquistam títulos de Elite no Campeonato Nacional de XCE
Ansião recebeu, ao final da tarde desta sexta-feira, dia 26 de junho, o Campeonato Nacional de Cross Country Eliminator (XCE), disciplina explosiva do BTT que coloca frente a frente quatro corredores em provas curtas, técnicas e intensas. Nas categorias de Elite, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) foram consagrados os novos campeões nacionais, numa competição com um figurino diferente, que terminou já em período noturno.

O evento, organizado pela ANSIBIKERS, em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, juntou 81 participantes e decorreu no circuito instalado na zona envolvente do Estádio Municipal de Ansião. Com um traçado rápido e repleto de obstáculos naturais e artificiais, a competição desenrolou-se num formato competitivo, que combinou uma fase inicial de qualificação em contrarrelógio, com mangas eliminatórias sucessivas até às finais.

O XCE voltou a demonstrar o seu carácter espetacular e imprevisível. Após a tomada de tempos individual, apenas os mais rápidos avançaram para as mangas eliminatórias, disputadas em grupos de quatro atletas, dos quais apenas dois progrediam em cada ronda, até à grande final.
Com corridas de cerca de um a dois minutos por volta e sucessão de obstáculos decisivos, a prova destacou-se pela intensidade, capacidade técnica e gestão tática dos atletas.
Depois de ter sido o mais rápido na qualificação, Ricardo Marinheiro confirmou o favoritismo ao vencer a final masculina, superando Daniel Franco (Guilhabreu MTB Team) e Bruno Silva (Feira dos Sofás-Boavista), que completaram o pódio, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
No setor feminino, Beatriz Guerra impôs-se na final, batendo a companheira de equipa Rita Fontinhas, vencedora da fase de qualificação, com Marta Branco (CDASJ/Cyclin'Team/Município Albufeira) a fechar o pódio.
Foram ainda atribuídos os títulos nacionais nas seguintes categorias: Cadetes masculinos, onde Rafael Inácio (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) foi o vencedor e Campeão Nacional, Cadetes femininas, sendo Dalila Sá (Clube BTT Matosinhos) quem se destacou. Em Masters masculinos, foi Ivo Pais (AEBTT Rio) quem conquistou o título e em Masters femininas, Carla Victorino, da mesma equipa, foi quem se evidenciou.

Créditos fotos: Licínio Florêncio / FPC
2026-06-27 - 02:03:30
















