Raquel Queirós entusiasmada para a estreia nos Jogos Olímpicos



Raquel Queirós entusiasmada para a estreia nos Jogos Olímpicos

Portugal vai marcar presença, pela primeira vez, na prova feminina de cross-country olímpico (XCO). Raquel Queirós vai representar a seleção nacional e está entusiasmada para a sua estreia nos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

A prova feminina de cross-country olímpico (XCO), onde marcará presença Raquel Queirós, vai realizar-se às 07h00 do dia 27 de julho, no circuito de Izu. O percurso tem 4 quilómetros e, como já tem vindo a ser hábito nos Jogos Olímpicos, um grau de dificuldade bastante elevado.

O selecionador nacional, que acompanha a atleta em Tóquio, realça a complexidade do percurso a nível físico e técnico e a importância da preparação em Portugal. “O processo de adaptação da Raquel começou em Portugal, na câmara térmica, que foi parte essencial da preparação para Tóquio. Ela está completamente adaptada e preparada para enfrentar as dificuldades desta prova. O percurso é muito desafiante, pois exige muita concentração e atenção”, revelou Pedro Vigário, revelando ainda as expectativas para a competição.

“Esta será a primeira participação da Raquel nos Jogos Olímpicos. Ela é muito jovem, está ainda a aprender e tem muito potencial. Queremos que estes Jogos sejam um impulso no crescimento dela enquanto atleta e um estímulo para continuar a evoluir. O objetivo é que saia mais bem preparada daqui este ano para eventualmente regressar em 2024, já com outras ambições. O mais importante será a aprendizagem que ela vai levar daqui e que consiga terminar a prova sem grandes percalços”, explicou o selecionador nacional de BTT.

Raquel Queirós mostrou-se satisfeita com o percurso, onde já treinou, e o seu grande objetivo é aproveitar esta experiência única e enriquecedora ao máximo. “É um percurso difícil, de elevado nível técnico, mas muito divertido. Tenho-me adaptado bem a Tóquio e os treinos também têm corrido bem. O meu principal objetivo é aprender e ganhar experiência. É a minha primeira participação nos Jogos Olímpicos e ainda sou sub-23. Espero ter muitos mais anos pela frente para poder lutar pela corrida, mas é claro que vou dar o meu melhor”, afirmou Raquel Queirós, a primeira mulher a representar Tóquio na prova de XCO, em Jogos Olímpicos.

Em competição vão estar atletas de grande nível e com potencial para conquistar o título, como a britânica Evie Richards, a americana Kate Courtney, e a suíça Jolanda Neff. Apesar de não estar entre as favoritas para a vitória na prova de XCO, a atual campeã olímpica, a sueca Jenny Rissveds, também estará presente para tentar defender o título. Entre as favoritas estão ainda as francesas Loana Lecompte e Pauline Ferrand Prevot.

 

2021-07-25 - 11:00:22

 


 

Voltar