Quedas condicionam BTT luso no Festival Olímpico da Juventude Europeia



Quedas condicionam BTT luso no Festival Olímpico da Juventude Europeia

A participação da Seleção Nacional de BTT no 17.º Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) ficou marcada por duas quedas que condicionaram as prestações de Margarida Vasconcelos e Gonçalo Costa nas provas de cross-country olímpico (XCO) em Maribor, na Eslovénia.

Depois do azar do jovem Gonçalo Costa, que ficou impedido de competir na prova masculina de XCO devido a uma lesão provocada por uma queda durante o treino desta segunda-feira - sofreu uma rotura ligamentar na zona da articulação do cotovelo -, também Margarida Vasconcelos viu a sua participação condicionada.

A jovem portuguesa começou a prova feminina de XCO na manhã desta quarta-feira, porém, sofreu uma queda na fase inicial da primeira volta que resultou num problema mecânico na bicicleta, o que a impediu de terminar a corrida, uma vez que se encontrava longe da zona onde era permitida assistência.

“O balanço é negativo porque praticamente não corremos. A Margarida não chegou a completar uma volta e o Gonçalo não chegou sequer a competir. Fizemos todos os preparativos para a corrida e estava tudo apto para termos uma participação bem condigna, mas as quedas fazem parte da corrida e da modalidade, infelizmente”, referiu o selecionador Pedro Vigário.


A corrida acabou por ser vencida pela suíça Anja Grossmann, que terminou as três voltas ao percurso de dez quilómetros em 48m46s, tendo vencido o sprint com a francesa Lise Revol Maruša, que ficou a dois segundos, e superado ainda a eslovena Tereza Šerkezi, que ficou a 1m33s e fechou o pódio. Na prova masculina, o ouro ficou para o checo Kryštof Bažant, com 54m53s, menos 33 segundos que o segundo Elias Hückmann (Alemanha) e menos 1m06s que o terceiro Valentin Hofer (Áustria).

Esta quinta-feira, a Seleção Nacional volta a entrar em competição na prova em linha de estrada, onde vai contar com seis representantes: Dinis Martins, João Anunciação, José Salgueiro, Bruna Gonçalves, Leonor Casimiro e Maria Constança Marques. A prova feminina terá um total de 49,8 quilómetros (três voltas) e está agendada para as 8h. Já a masculina terá 66,4 quilómetros (quatro voltas) e está marcada para as 11h.

Pode seguir as várias provas em direto, através da transmissão disponibilizada no site oficial do FOJE 2023: https://eoctv.org/live/.


Fotografia: Comité Olímpico de Portugal

 

2023-07-26 - 14:12:26

 


 

Voltar