Queda trava resultado de Maria Martins



Queda trava resultado de Maria Martins

Maria Martins foi hoje a 11.ª classificada no concurso de omnium do Campeonato da Europa de Pista, em Munique, Alemanha. O resultado foi prejudicado por uma queda na primeira das quatro provas pontuáveis. No setor masculino, Daniel Dias estreou-se em Europeus de elite com o 12.º lugar no omnium.

A campeã nacional de omnium estava na discussão dos primeiros lugares na corrida de Scratch, primeira do programa de omnium, quando sofreu uma queda à entrada para a última volta. Quando um acidente acontece tão perto do final é impossível regressar à corrida. Como resultado, Maria Martins recebeu os pontos do último lugar na corrida, atrasando-se irremediavelmente na luta pelas posições cimeiras.

“A infelicidade da queda penalizou-nos. A partir daí passámos a ter como objetivo subir corrida a corrida o máximo possível. Acho que a Maria deu uma boa resposta. Foi progredindo na corrida tempo, fez uma boa eliminação e pontuámos na corrida final”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

De facto, Maria Martins fez um décimo lugar na corrida tempo, melhorou na eliminação, na qual foi a sétima e chegou à corrida por pontos na 11.ª posição, lugar que manteria após a corrida, marcada por uma queda grave, que obrigou a uma interrupção prolongada do programa, desta vez sem a representante nacional envolvida no acidente. Maria Martins somou 81 pontos. A italiana Rachele Barbieri venceu, com 174, seguida da francesa Clara Copponi, com 171, e da polaca Daria Pikulik, com 167.

“Estou satisfeito com o desempenho da Maria e agora há que continuar a preparar o Campeonato do Mundo”, resume Gabriel Mendes. A corredora também já tem o foco apontado para o Mundial. “Fiz uma corrida consistente depois da queda. Acho que estou num nível bom, mas num degrau ainda abaixo das melhores atletas, mas este é um processo e o principal objetivo é o Mundial, em outubro”, salienta a ciclista.


Daniel Dias foi o representante de Portugal no omnium masculino. Ao contrário do setor feminino, entre os homens foi necessário fazer uma corrida de qualificação, passo que Daniel Dias passou com distinção, apesar de ainda ter idade de sub-23, de estar pela primeira vez a competir num Europeu de elite e de lhe ter calhado a série mais difícil da qualificação.

Durante o concurso da disciplina olímpica de omnium, o português foi décimo no scratch, 12.º na corrida tempo e em eliminação, entrando na determinante corrida por pontos no 12.º lugar da geral, posto que manteria até ao término do omnium. Daniel Dias fechou a competição com 58 pontos. A luta pelo título europeu foi decidida no último sprint das quatro corridas pontuáveis, fase da competição a que quatro corredores chegaram empatados. Impôs-se o francês Donavan Grondin, com 150 pontos, mais dois do que o italiano Simone Consonni e mais quatro do que o espanhol Sebastián Mora.

“O Daniel tinha um desafio muito árduo, a passagem na série mais exigente da qualificação. Passou essa dificuldade com sucesso. No programa de omnium, tendo em conta a sua capacidade atual e o seu nível de experiência, fez um bom concurso. Saio satisfeito com o desempenho do corredor, que teve neste Europeu um momento muito importante para o desenvolvimento de competências para o futuro”, considera o selecionador nacional.

O corredor terminou o primeiro Europeu de elite muito satisfeito com toda a participação. “Cheguei a este Europeu com o intuito de aprender e de melhorar. Tive uma prestação positiva na perseguição individual. Acho que poderia ter feito um pouco melhor na eliminação. Hoje, no omnium, superei-me. Estive na discussão do scratch, perdi um pouco na segunda corrida. Na eliminação estive bem. A corrida por pontos foi uma autêntica loucura, sem um segundo de descanso, foi duríssimo. O saldo é muito positivo. Tenho de ficar feliz com este 12.º lugar na estreia e aprender com os erros cometidos. Agora há que continuar a trabalhar para conseguir resultados ainda melhores”, afirmou Daniel Dias após a corrida. 

O Campeonato da Europa de Pista termina nesta terça-feira. Portugal estará representado na corrida de madison pela dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão. A corrida de 250 voltas (50 km) começa às 17h10.

 

2022-08-15 - 20:02:11

 


 

Voltar