
Portugal parte com ambição para o Grande Prémio das Nações
A Seleção Nacional de Sub-23 vai competir, a partir de quarta-feira, no Grande Prémio das Nações - Orlen Nations Grand Prix, prova conceituada que terá lugar na Polónia e faz parte da Taça das Nações de Sub-23.
José Poeira, Selecionador Nacional de Estrada, convocou Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), João Martins e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Noah Campos (GI Group Holding-Simoldes-UDO) e Tiago Santos (Anicolor-Tien21).
Numa lista de cinco jovens ciclistas que têm estado em bom plano nas provas nacionais, Lucas Lopes é um dos nomes em destaque graças às conquistas recentes da Volta a Portugal do Futuro e da Taça de Portugal de Sub-23. Infelizmente, por motivos de saúde, Gonçalo Tavares foi impedido de embarcar e integrar a Seleção Nacional de Sub-23 neste próximo compromisso.
“É uma grande oportunidade e uma montra do ciclismo mundial para os nossos jovens, que vão correr com os melhores sub-23 do mundo. São corridas diferentes daquilo que estão habituados em Portugal, o que será muito importante para o seu desenvolvimento”, explica José Poeira.
“Já tivemos grandes resultados no passado e as nossas perspetivas passam por conseguir um bom resultado, tanto nas etapas como na geral, que nos permita somar pontos importantes para o ranking da Taça das Nações, tendo em vista a participação no Tour de l'Avenir”, conclui o Selecionador Nacional.
A corrida, essa, arranca na quarta-feira com uma ligação de 155,8 quilómetros entre Łańcut e Jasło. O percurso da primeira etapa é marcado por terreno montanhoso e inclui as subidas de Izdebki e Błażowa. No segundo dia, os ciclistas partem de Jarosław rumo ao Hotel Arłamów, com 143,3 quilómetros e uma exigente sequência final de subidas nos Montes Bieszczady.
As últimas duas etapas também terminam no topo do Hotel Arłamów. A terceira tirada parte de Ustrzyki Dolne e percorre 138,6 quilómetros, passando por Lesko, antes de enfrentar várias subidas exigentes. A etapa final, com 146,9 quilómetros, começa em Lesko e inclui as subidas de Gruszowa e Fredropol.
2025-05-12 - 20:10:03