
Portugal fecha participação no GP das Nações com Lucas Lopes no top-20
Duarte Domingues foi o corredor mais bem classificado entre os portugueses que representaram a Seleção Nacional de sub-23 no quarto dia do Grande Prémio das Nações, que terminou este sábado, na Polónia.
Em mais uma chegada no Hotel Arłamów, depois da partida em Lesko, o corredor luso cortou a meta no 21.º lugar, a um minuto e três segundos do vencedor da tirada desta tarde, o italiano Edoardo Zamperini. Patryk Goszczurny (Polónia) e Tore Troelsen (Dinamarca) fecharam o pódio.
Um ataque de seis ciclistas agitou com a corrida nos primeiros minutos, e logo a seguir o pelotão também se desmantelou em vários grupos. Ataques e contra-ataques, a mexida decisiva deu-se já dentro dos últimos 30 mil metros da etapa, quando o trio do pódio atacou para se destacar dos restantes.
Nas derradeiras investidas, foi então Zamperini a ganhar vantagem e a cortar meta à frente, com seis segundos de vantagem para Goszczurny e 14 para Troelsen.
Ainda em relação à turma portuguesa, Lucas Lopes foi o segundo mais bem classificado: terminou na 34.ª posição, a um minuto e dez segundos da frente da corrida. Tiago Santos foi 48.º e João Martins foi 108.º.
“Foi uma etapa que se tornou bastante dura. Tinha bastantes subidas e foi chovendo de vez em quando. Além disso, o Lucas não vinha assim tão bem como pensávamos. Acabou por perder um lugar na geral. Mas de qualquer das maneiras, fica entre os 20 primeiros. Não está nada mal”, afirmou o selecionador nacional, José Poeira.
Na classificação geral, Lucas Lopes foi o melhor entre os portugueses, com a 20.ª posição. Duarte Domingues terminou pouco atrás, em 23.º. Tiago Santos foi 76.º e João Martins ficou no 105.º lugar. O austríaco Marco Schrettl foi o grande vencedor, à frente de dois italianos: Maria Ludovico Mellano e Filippo Turconi.
“Tivemos alguns azares, mas as sensações com que saímos daqui são positivas. Queremos sempre mais, claro, mas eles deram o máximo. Tentámos gerir as coisas da melhor maneira dentro do que tínhamos”, concluiu José Poeira.
2025-05-17 - 16:41:11