Portugal em estreia no Campeonato do Mundo



Portugal em estreia no Campeonato do Mundo

A Seleção Nacional tem estreia marcada para esta sexta-feira no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, em Kigali, Ruanda. Os sub-23 serão os primeiros a ir a prova, a partir das 11h.

Os quatro representantes lusos na corrida de sub-23 masculinos, selecionados por José Poeira, serão Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Daniel Moreira (Hagens Berman Jayco), Gabriel Baptista (Technosylva Maglia Bembibre) e Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Em 2024, Daniel Lima foi o segundo melhor português, tendo terminado em 22.º na prova de fundo, apenas dois lugares atrás de António Morgado. Já Daniel Moreira, que vive o primeiro ano de sub-23 e já conquistou o título nacional da categoria em 2025, foi 37.º entre os juniores na Suíça.

Lucas Lopes, 63.º na prova de fundo do Mundial de 2024, chega a Ruanda em grande forma, depois de uma época em que venceu a Volta a Portugal do Futuro e a Taça de Portugal de Sub-23, foi Campeão Nacional de Sub-23 de contrarrelógio, melhor jovem na Volta a Portugal e 15.º na Volta a França do Futuro. Gabriel Baptista, por sua vez, vai cumprir a estreia em Campeonatos do Mundo depois de uma boa temporada em solo português e espanhol.

“O percurso é duro. O circuito tem rampas inclinadas e uma zona de paralelo inclinada… há poucas zonas planas para rolar e é muito técnico. Os nossos quatro atletas têm experiência a correr fora do país, até porque correm em equipas internacionais e já competiram a este nível. A colocação será fundamental para conseguirmos um bom resultado”, explica José Poeira, Selecionador Nacional.

Com partida às 11h e chegada prevista para as 15h25, a corrida de sub-23 masculinos será um desafio de 11 voltas ao circuito local, num total de 164,6 quilómetros e 3.350 metros de desnível acumulado.

A prova será transmitida em direto na íntegra na RTP Play e na Eurosport 1. A partir das 14h, poderá também ser acompanhada em direto na RTP2.

No domingo, será a vez da elite masculina entrar em competição, com Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious), António Morgado (UAE Team Emirates-XRG), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates-XRG) e Tiago Antunes (Efapel Cycling) na prova de fundo, a partir das 8h.

 

2025-09-25 - 18:50:40

 


 

Voltar