Pedro Silva melhor na etapa e José Sousa na geral no encerramento da Etoile d'Or



Pedro Silva melhor na etapa e José Sousa na geral no encerramento da Etoile d'Or

A seleção portuguesa terminou hoje a Etoile d'Or, em França, com Pedro Silva a concluir a etapa na 32.ª posição. Na classificação geral, José Sousa foi o melhor português, ao fechar no 44.º lugar.

A terceira e última etapa da Etoile d'Or, com partida e chegada em Montmorillon foi bastante movimentada logo desde início, com inúmeros ataques a surgir até ao final. A seleção portuguesa manteve-se sempre bem posicionada no pelotão, e nos 50 quilómetros finais surgiu Pedro Andrade, num grupo com mais cinco corredores, a tentar a fuga. 

Numa altura em que o grupo já tinha perdido alguns elementos, o corredor português atacou a solo, mas sem sucesso. O grupo acabaria por ser apanhado pouco depois, com o pelotão a chegar compacto à linha de meta. A etapa decidiu-se com um sprint renhido, de onde saiu vitorioso o francês, Paul Penhoët. 

A seleção portuguesa chegou no pelotão, com Pedro Silva a terminar na 32.ª posição, seguido de Pedro Pinto, em 41.º, António Ferreira, em 47.º, José Sousa, em 48.º, e Pedro Miguel Lopes, em 53.º, todos com o mesmo tempo do vencedor. Pedro Andrade concluiu a etapa em 74.º, a 13 segundos do grupo.

O polaco Filip Maciejuk manteve a amarela e venceu a geral da Etoile d'Or, prova que integra a Taça das Nações de sub-23. Tal como já se tinha verificado no dia de ontem, José Sousa foi o melhor português em prova, tendo subido hoje dez posições, para terminar no 44.º lugar, a 1m33s do vencedor. António Ferreira concluiu a sua participação na Etoile d'Or em 50.º lugar, a 1m53s, Pedro Miguel Lopes em 66.º, a 8m45s, Pedro Andrade em 68.º, a 8m50s, Pedro Pinto em 82.º, a 16m17s, e Pedro Silva em 87.º, a 16m59s.

José Marques, que dirige a seleção em França, em substituição de José Poeira que se encontra nos Jogos Olímpicos mostrou-se muito satisfeito com a prestação da seleção nacional. “Estão todos de parabéns. Não caiu ninguém, estiveram sempre por dentro da corrida e muito bem colocados. Ainda estivemos algum tempo no grupo da frente, com o Pedro Andrade, que chegou a atacar a certa altura. Não foi uma corrida fácil, sempre muito atacada, mas faço um balanço muito positivo e penso que foi uma experiência muito boa para todos eles”, sublinhou José Marques.

 

2021-07-20 - 17:17:32

 


 

Voltar