
Paulo Domingues e Ana Martins conquistam a Taça
Paulo Domingues, entre os homens, e Ana Martins (Team Scott Portugal/Amigos do Pilar), no sector feminino, foram hoje coroados vencedores da Taça de Portugal de Downhill Urbano (DHU), depois de disputada a última prova pontuável, realizada em Coimbra.
O centro histórico da cidade dos estudantes, com a pista instalada entre o Jardim da Sereia e a Praça da República, assistiu a uma tarde de emocionantes duelos, em que a luta pelo triunfo na categoria de elite masculina esteve ao rubro, com vários pilotos a darem cartas. José Borges (ASC/Bike Zone) bateu toda a concorrência, com 1m28,974s, mas, por ausência nas etapas anteriores, o seu resultado não contou para a disputa da Taça, o mesmo sucedendo com o desempenho do segundo classificado, Luís Ferreira.
O braço-de-ferro pela classificação final do troféu travou-se entre Paulo Domingues e Francisco Pardal (Pombal Jovem/More Bike Park), com este a correr em casa e a partir na frente na geral. Apesar da desvantagem, Paulo Domingues conquistou a Taça, graças a ter sido o terceiro classificado em Coimbra, ao passo que o conimbricense Francisco Pardal não foi além da sexta posição.
No sector feminino a surpresa veio da Estónia. Maaris Meier (Somamaratonas), uma corredora que costuma mostrar-se nas provas de cross country olímpico e nas maratonas BTT, aventurou-se na descida e com sucesso. Depois de ter sido a melhor na manga de qualificação, a estoniana foi a mais veloz na final, com um registo 1m51,796s, deixando a segunda classificada, Ana Martins, a quase 15 segundos. Apesar da diferença, a ermesindense Ana Martins, mais regular ao longo da época, ganhou a Taça de Portugal de DHU Vodafone na categoria de elite feminina.
Marcelo Dias (Movefree/Shimano) mostrou em Coimbra a superioridade que lhe garantiu a vitória na Taça. Foi o mais rápido na descida de qualificação e repetiu a façanha na final, concluindo o esforço em 1m33,350s. Paulo Lima (Penacova DH/UD Lorvanense) foi o adversário mais duro na tarde de hoje e, com o segundo lugar na manga inicial e o mesmo posto na descida derradeira, subiu ao segundo lugar da classificação geral.
O cadete Vasco Santos (Penacova DH/UD Lorvanense) chegou à corrida deste domingo com o triunfo assegurado na Taça, mas não conseguiu impor-se na pista coimbrã. André Gil foi o mais forte no duelo de hoje. Afonso Ferreira (ASC/Bike Zone) foi o mais veloz dos veteranos A, mas a geral foi conquistada pelo ausente José Pereira (Penacova DH/UD Lorvanense). Também em veteranos B, a última etapa foi ganha por um homem e a Taça por outro. Rómulo Cunha impôs-se em Coimbra, mas o troféu foi para Arsénio Silva (Penacova DH/UD Lorvanense), segundo na competição de hoje.
Classificações Completas: Clique Aqui
2012-09-30 - 17:29:40