Melgaço apresenta candidatura à organização do Europeu de XCO de 2025



Melgaço apresenta candidatura à organização do Europeu de XCO de 2025

A Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Minho e a Câmara Municipal de Melgaço apresentaram hoje a candidatura deste município à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO) em 2025.

A apresentação aconteceu durante a cerimónia de comemoração do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço, epicentro dos vários eventos de ciclismo que aquele concelho tem recebido, como foi o caso, ontem, da segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e com a Câmara Municipal de Melgaço, tem vindo a trabalhar múltiplas vertentes do ciclismo. Temos atraído a este território muitos ciclistas. Este destino tem condições para a realização de provas de calibre internacional”, salientou o presidente da FPC, Delmino Pereira, durante a cerimónia desta manhã.

O dirigente federativo adiantou que estão em curso contactos para que a candidatura receba o apoio da Real Federação Espanhola de Ciclismo e da Federação Galega de Ciclismo, dando ainda mais força ao projeto português, que conhecerá uma decisão no próximo mês de março, durante a Assembleia Geral da União Europeia de Ciclismo.

“Será uma competição importante, porque abrange as categorias de juniores, sub-23 e elite. Perspetiva-se um grande momento para o concelho de Melgaço. Muito obrigado, Sr. Presidente da Câmara, por acreditar no ciclismo, uma modalidade do território. Nós queremos que haja desporto em todo o território nacional. Muito obrigado ao Sr. ministro, por todo o seu amor ao desporto e ao ciclismo. Contamos também com o apoio do Governo a esta candidatura”, concluiu Delmino Pereira, dirigindo-se ao ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, também presente na cerimónia desta segunda-feira.

O governante enalteceu “esta boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço. Tiago Brandão Rodrigues mostrou acompanhar toda a atividade velocipédica, nacional e internacional, desafiando Melgaço a abraçar ainda outros projetos de ciclismo. “Sabemos que aqui, em Melgaço, temos as condições para que se possa fazer ciclismo de estrada. Conhecemos bem o mundo do BTT, sabemos que há mais pessoas a fazer ciclismo de pista em Portugal. A FPC tem trabalhado muito para que também o mundo do BMX possa crescer mais. Temos território para que aqui também se possa afirmar o trial, o ciclobol ou até, quem sabe, o ciclismo artístico, de que tive oportunidade de ver tantas competições um pouco por essa Europa fora”, disse.

Sobre a candidatura à organização do Campeonato da Europa de XCO, Tiago Brandão Rodrigues foi claro: “Contem com o Governo! Esta candidatura é da Federação Portuguesa de Ciclismo, que internacionalmente representa o país no que à modalidade diz respeito, e do município de Melgaço. Estou convencido de que, com a nossa ajuda e influência, poderemos trabalhar entre todos para que esta candidatura seja bem sucedida”.

 

2021-11-22 - 14:31:29

 


 

Voltar