Mário Costa e Ana Santos conquistam Taça de Portugal de XCO



Mário Costa e Ana Santos conquistam Taça de Portugal de XCO

Mário Costa e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) garantiram, este domingo, a conquista da Taça de Portugal de XCO Credibom 2023, depois de terem sido terceiro e segunda, respetivamente nas corridas de elites masculinos e femininas da quinta e última prova da competição, em Avis.

A última prova da Taça de Portugal de cross-country olímpico sorriu, sobretudo, aos segundos classificados, que fizeram o suficiente para garantir o primeiro lugar do ranking final. No caso de Mário Costa, até foi terceiro em elites masculinos, atrás de Diogo Neves (Guilhabreu MTB) e Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), mas assegurou o primeiro lugar do ranking, com 149 pontos, precisamente à frente de Ricardo Marinheiro, segundo com 141 pontos, e de João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), terceiro com 113 pontos.

Na prova de elites femininas, Ana Santos ficou em segundo lugar, atrás de Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), suficiente para garantir a liderança final, com 149 pontos, à frente de Raquel Queirós, com 140 pontos, e de Lara Lois (RG Bikes Scott Team), com 130 pontos. Ana Santos festejou também a conquista entre as sub-23 femininas, que já tinha garantido, com 170 pontos, à frente de Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Na prova masculina, Diogo Neves foi o mais rápido, mas João Cruz, segundo classificado, foi quem terminou na frente do ranking, com 157 pontos, à frente de Diogo Neves e Tomás Frazão (Guilhabreu MTB).


Nos juniores, Guilherme Barros (Guilhabreu MTB) venceu a prova masculina, mas foi o seu colega Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), quarto classificado, quem ergueu o troféu, com Guilherme Barros e João Fonseca a terminarem nas segunda e terceira posições, respetivamente. Já na prova feminina, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foi a mais rápida e venceu a Taça, superando Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print) e Catarina Espada (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho). O mesmo aconteceu nas provas de cadetes, nas quais Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram a respetiva prova e celebraram a conquista da Taça.

Em masters 30 e 50, tanto masculinos como femininas, também foi dia de consagração, com Filipe Ramos (Guilhabreu MTB), Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) a vencerem as provas e a Taça nas respetivas categorias. Já em master 40 masculinos, Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) foi o mais rápido na prova masculino, mas foi Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), quarto na prova, quem celebrou. Em masters 40 femininas, Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) terminou em primeiro na prova, mas foi Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), segunda, quem terminou na liderança do ranking.

Nota final para masters 60, em que Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) garantiu a Taça, apesar de ter sido segundo na prova, atrás de Luís António (AEBTT Rio/Mr.Print), e para o paraciclista Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike), que venceu a prova e conquistou a Taça. Entre as equipas, Guilhabreu MTB foi a mais forte em prova e assegurou a liderança do ranking final, com 170 pontos, à frente da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde (149 pontos) e do Clube BTT Matosinhos (126 pontos).


 

2023-09-24 - 18:29:14

 


 

Voltar