Luís Costa sexto no contrarrelógio da Taça do Mundo



Luís Costa sexto no contrarrelógio da Taça do Mundo

Luís Costa foi hoje o sexto classificado no contrarrelógio individual de classe H5 da Taça do Mundo de Paraciclismo, que decorre em Maniago, Itália, até domingo.

A competição arrancou apenas hoje, depois do cancelamento de todas as provas marcadas para ontem, devido às condições meteorológicas adversas. A concentração de todos os contrarrelógios num único dia, obrigou a reduzir as distâncias. Foi essa a razão para Luís Costa ter cumprido 9,4 quilómetros e não os 18,8 quilómetros inicialmente previstos.

A alteração tornou o esforço mais explosivo e menos de resistência, mas o português manteve o nível que tem conseguido demonstrar ao longo da temporada. Luís Costa parou o cronómetro nos 14'07''82, o que lhe valeu a sexta posição, a 1'35''62 do vencedor, o neerlandês Mitch Valize. O pódio na classe H5 completou-se com o chinês Qiangli Liu, a 29,92 segundos, e com o francês Loic Vergnaud, a 30,12 segundos.

O exercício individual de classe H4 também contou com um elemento da Seleção Nacional, Flávio Pacheco, que foi o 21.º classificado. O corredor português completou os 9,4 quilómetros em 15'04''09, a 2'46''80 do neerlandês Jetze Plat, que venceu com 21,39 segundos de vantagem sobre o suíço Fabian Recher e com 22,91 segundos de margem sobre o belga Jonas van Steene. Competindo como individual, Carlos Neves foi o 28.º, a 4'01''27 do vencedor.



Telmo Pinão, em C2, também enfrentou metade da distância programada. Cortou a meta, depois de percorridos 9400 metros, em 14'23''77, 19.º melhor registo. O português gastou mais 2'05''97 do que o mais rápido, o belga Ewoud Vromant. Também subiram ao pódio o francês Alexandre Leauté, com mais 3,35 segundos do que o vencedor, e o australiano Darren Hicks, a 3,57 segundos do primeiro.

Competindo como individual e não ao serviço da Seleção Nacional, Jorge Pina, com Bruno Rolim como guia, conseguiu a 23.ª posição na classe B, a 7'50''21 do vencedor, o neerlandês Tristan Bangma (guiado por Patrick Bos). Também como individual, Miguel Pacheco não terminou a corrida na classe C5, devido a avaria na bicicleta, depois de ter feito o 13.º registo no primeiro ponto de cronometragem.

Amanhã, às 13h15, será dado tiro de partida para as provas de fundo de classe H4 e H5, com a Seleção Nacional representada por Flávio Pacheco e Luís Costa, que terão pela frente oito voltas ao circuito, totalizando 62,4 quilómetros.

 

2024-05-17 - 12:38:29

 


 

Voltar