Jovens portuguesas com excelentes resultados em França e Espanha



Jovens portuguesas com excelentes resultados em França e Espanha

O domingo começou da melhor forma para as seleções jovens femininas portuguesas, que competiram na Taça de França de Cross Country Olímpico (XCO) e na Taça de Espanha de Estrada. Beatriz Guerra foi terceira na corrida internacional júnior, em Marselha, onde Raquel Dias foi quinta. Em Espanha destacou-se Emília Baía, décima classificada em cadetes.

Beatriz Guerra fez uma corrida de grande consistência, estando nos lugares de pódio desde o início da prova. A corredora da Seleção Nacional acabaria na terceira posição, embora tentando tudo para chegar ao segundo posto, gastando mais 11 segundos da francesa Cynthia Boivnet, segunda classificada. Destacada de toda a concorrência, a espanhola Marta Cano triunfou em solitário, chegando 1m56s antes da gaulesa.

Raquel Dias teve uma primeira volta menos conseguida, mas fez uma corrida de superação e foi subindo na classificação geral, até fechar a prova no quinto lugar, a 4m20s da vencedora. Marta Carvalho também não começou da melhor forma, progredindo na segunda metade da corrida até cortar a meta como 13.ª, a 8m15s.

“Foi uma corrida muito consistente das três corredoras. A Beatriz esteve sempre na disputa das primeiras posições. A Raquel fez uma boa prova, de trás para a frente. A Marta também esteve bem, mas viu o desempenho prejudicado por um problema mecânico, um pau que lhe danificou a mudança logo no início da prova”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.


A Seleção Nacional de cadetes femininas participou na corrida pontuável para a Taça de Espanha, que se disputou bem perto da fronteira, em Pontevedra, Galiza. Numa prova de 44,2 quilómetros, que acabaria por partir o pelotão na subida pontuável para o prémio da montanha, o coletivo português conservou três corredoras no principal pelotão.

Mais à frente, as espanholas Paula Ostiz e Lorena Patiño destacaram-se e cortaram a meta por esta ordem, com 14 segundos sobre a compatriota Lidia Castro, que encabeçou um grupo de três ciclistas.

As primeiras portuguesas chegaram no pelotão principal. Emília Baía foi décima, a 30 segundos da vencedora, a mesma diferença registada por Leonor Casimiro, 17.ª Maria Marques foi 19.ª a 35 segundos. Seguiram-se Bruna Gonçalves, 20.ª, a 1m08s, Bruna Carmo, 44.ª, a 3m39s, e Carolina Namora, 69.ª, a 7m20s.

“As nossas corredoras tiveram um comportamento espectacular, porque souberam ultrapassar as adversidades. Até aos 15 quilómetros, já tínhamos uma avaria da Emília e a queda de duas companheiras. Apesar disso, recuperaram até ao pelotão e terminaram bem a corrida. Foi um excelente desempenho para a primeira prova fora de Portugal, dando-nos moral e motivação para o futuro”, considera o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

A correr pela equipa Maiatos, estiveram também em prova Lara Ribeiro e Maria Coimbra, 51.ª e 52.ª, respetivamente.

 

2023-03-26 - 11:09:12

 


 

Voltar