João Matias em 15º na Corrida por Pontos do Mundial de Pista



João Matias em 15º na Corrida por Pontos do Mundial de Pista

Depois do bronze de Iúri Leitão na prova de scratch, o terceiro dia dos Mundiais de Pista, que decorrem no Velódromo de Peñalolén, em Santiago do Chile, não trouxe surpresas de maior aos três representantes lusos que hoje estiveram em ação.

João Matias, último dos portugueses a estrear-se na pista chilena, competindo na final direta da corrida por pontos, repetiu o 15º lugar obtido no Mundial de 2022, somando 5 pontos em três sprints intermédios. 

O primeiro ponto foi conseguido logo nas voltas iniciais, num sprint em que foi prejudicado por um adversário italiano, que o obrigou a desviar-se da sua trajetória, impedindo-o de progredir mais alguns lugares.

Numa prova disputada de forma muito intensa, o ciclista natural de Barcelos tentou, por mais que uma vez, integrar os grupos dianteiros e lutar pelos 20 pontos em vários momentos da corrida. A consistência valeu-lhe um lugar no top-15 final ao cabo das 140 voltas, concluídas por 22 corredores.

O britânico Joshua Tarling conquistou o título mundial da categoria, com 56 pontos, seguido do norte-americando Peter Moore, com 48, e do francês Clément Petit, com 41.

Antes, nas provas disputadas à tarde, Iúri leitão foi eliminado no quilómetro contrarrelógio, terminando a qualificação na 26.ª posição, entre 30 participantes, embora melhorando em 600 milésimos o seu registo no último Europeu.


Na perseguição individual, Diogo Narciso também se viu afastado na qualificação, concluindo os 4.000 metros na 21.ª posição, entre 26 corredores, sendo que apenas os quatro primeiros garantiam o acesso às corridas de medalhas nesta categoria.

Para Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista, “o principal objetivo foi cumprido. Sem expetativas de qualificação, até porque o nosso foco está nas provas de pelotão, o que se pretendia era que os atletas fizessem o seu processo de desenvolvimento. O Iúri melhorou o seu registo no quilómetro e o Diogo acumulou experiência na primeira vez que fez perseguição individual a este nível. Só posso estar muito satisfeito com o rendimento de todos”, revelou.


Amanhã, sábado, todas as atenções voltam a estar centradas em Iúri Leitão, que vai disputar as quatro provas do omnium ao longo de um dia que promete ser tão longo quanto intenso. No domingo, último dia, será a vez de João Matias regressar à pista para disputar a corrida de eliminação, para depois Diogo Narciso e Iúri leitão encarrarem a participação portuguesa nestes Mundiais na prova de madison.

 

2025-10-25 - 00:02:32

 


 

Voltar