João Matias e Rodrigo Caixas representam Portugal no Canadá



João Matias e Rodrigo Caixas representam Portugal no Canadá

A Seleção Nacional de Pista compete, entre sexta-feira e domingo, com dois ciclistas na segunda ronda da Taça das Nações, que irá realizar-se em Milton, Canadá.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou para este compromisso internacional João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car). Será a estreia de Caixas, campeão europeu sub-23 de Scratch, em eventos desta dimensão na categoria de elite.

Portugal parte com o objetivo de somar o máximo de pontos possível para o ranking das nações, importante para o apuramento do país para o próximo Campeonato do Mundo, sendo as presenças e os resultados em Mundiais importantes tendo em vista a qualificação para os Jogos Olímpicos.

“A competição será importante para a aquisição de experiência internacional e para o desenvolvimento e refinamento de competências de ambos. O Rodrigo faz a sua estreia em competições desta natureza. É uma oportunidade importante. Terá consigo o João Matias, um atleta experiente e conhecedor da dinâmica deste tipo de provas, o que será importante para uma boa integração e dinâmica de aprendizagem que o Rodrigo necessita se fazer com vista ao seu crescimento e desenvolvimento futuro na pista”, explica Gabriel Mendes.

Rodrigo Caixas competirá em scratch e fará dupla com João Matias na disciplina olímpica de madison. Além do madison, João Matias participa no concurso olímpico de omnium e em eliminação.

Dada a diferença horária entre Portugal e o Canadá, as provas vão decorrer entre a tarde e a madrugada em Portugal.

Programa de provas com participação portuguesa
Sexta-feira, 13 de maio
18h10 - Qualificação de Scratch
20h30 - Qualificação de Eliminação
1h30 - Final de Scratch
2h30 - Final de Eliminação

Sábado, 14 de maio
20h10 - Qualificação de Madison
1h15 - Final de Madison

Domingo, 15 de maio
15h25 - Qualificação de Omnium
21h00 -> 0h20 - Final de Omnium

Seleções em competição
Tal como na semana passada, o próximo fim de semana será de intensa atividade das Seleções Nacionais. Além da dupla de pista que estará a competir no Canadá, irão estar em prova as Seleções de BTT e de Paraciclismo.
Na sexta inicia-se, em Elzach, a segunda ronda da Taça do Mundo de Paraciclismo, que decorre até domingo. No primeiro dia disputam-se os contrarrelógios individuais. Portugal estará representado por Bernardo Vieira, em C1, Telmo Pinão, em C2, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5. No sábado realizam-se as provas de fundo das classes H4 e H5 e no domingo as provas de fundo de C1 e C2.
A Seleção de BTT compete, em Nové Město na Moravě, República Checa, numa corrida do circuito UCI Junior Series. Estão convocados Artur Mendonça, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomás Gaspar, Mariana Líbano e Marta Carvalho.

 

2022-05-12 - 11:43:09

 


 

Voltar