João Matias décimo classificado no omnium da Taça das Nações



João Matias décimo classificado no omnium da Taça das Nações

João Matias colocou um ponto final na participação portuguesa na ronda de Milton, Canadá, da Taça das Nações de pista, conseguindo a décima posição no concurso olímpico de omnium.

O minhoto teve uma jornada longa, que se iniciou, com sucesso, na corrida de apuramento para o concurso de quatro provas de omnium: scratch, tempo, eliminação e corrida por pontos.

João Matias iniciou o concurso sensivelmente a meio da tabela, sendo o 13.º em scratch. O representante fez uso do seu reconhecido sentido tático na corrida tempo, atacando no momento certo e na companhia adequada para ganhar uma volta ao pelotão. Foram vários corredores que o conseguiram, o que fez Matias terminar esta corrida no sétimo lugar.

Seguiu-se eliminação, na qual um novo sétimo posto deixou João Matias em igual posição na classificação geral à entrada para as 100 voltas - 25 quilómetros - da prova que tudo decidiu, a corrida por pontos.

A corrida por pontos revelou-se muito dura, porque foi atacada do princípio até final, provocando várias mudanças de posição na geral, nos lugares a meio da tabela. Com essas alterações e os sucessivos ataques, João Matias ganhou uma volta ao pelotão e, mais tarde, viu os comissários considerarem que o grupo em que seguia perdera uma volta.

Como resultado, saldo nulo: o português terminou a prova com os mesmos 72 pontos com que a iniciara, baixando do sétimo para o décimo lugar. Quem não mudou de posição foi o campeão mundial da especialidade, que os portugueses conhecem bem da Volta ao Algarve, Ethan Hayter. O britânico conquistou o omnium, com 157 pontos, diante do neerlandês Jan-Willem van Schip, com 125 pontos, e do estadunidense Gavin Hoover, com 114.

Na madrugada de sábado para domingo, João Matias fizera dupla com Rodrigo Caixas na disciplina de madison. Foi a estreia de ambos, como equipa, numa competição deste nível. Matias e Caixas conseguiram um ponto, o que lhes valeu a 13.ª posição, na mesma volta dos vencedores, os neerlandeses Yoeri Havik e Jan-Willem van Schip, que somaram 74 pontos. Entraram ainda no pódio os britânicos Ethan Heyter e Rhys Britton, com 66 pontos, e os alemães Theo Reinhardt e Tim Torn Teutenberg, com 47.

 

2022-05-16 - 00:44:28

 


 

Voltar