Iuri Leitão conquista medalha de bronze em omnium



Iuri Leitão conquista medalha de bronze em omnium

O português Iuri Leitão conseguiu hoje a terceira medalha em três dias de competição no Campeonato da Europa de Pista, em Plovdiv, Bulgária. O minhoto foi o terceiro classificado no concurso olímpico de omnium, completando a coleção de medalhas, pois ontem ganhara a de ouro, em scratch, e anteontem a de prata, em eliminação.

Iuri Leitão começou com um sexto lugar em scratch, antes de conseguir a segunda posição na corrida tempo. A eliminação não correu bem ao minhoto, eliminado muito precocemente. Foi 15.º nesta prova e desceu da terceira à oitava posição da geral.

O representante da Equipa Portugal iniciou a decisiva corrida por pontos com a missão de recuperar a diferença que o afastava do pódio. Após uma primeira metade de corrida exigente, mas sem que nenhum corredor lograsse dobrar o pelotão, Iuri Leitão atacou na entrada da segunda parte das 100 voltas à pista, chegando à volta de avanço e aos consequentes 20 pontos de bonificação a 35 voltas do fim.

O vianense fez uma corrida por pontos exemplar. Além da volta de avanço, ainda pontuou em quatro sprints. Terminou o concurso olímpico com 115 pontos, apenas a um da medalha de prata, conquistada pelo bielorrusso Yauheni Karaliok. O britânico Matthew Walls impôs-se, com 128 pontos.

Maria Martins também competiu em omnum e teve uma primeira metade de prova de elevadíssimo nível, ficando empatada no primeiro lugar com a campeã olímpica, Laura Kenny, e com a italiana Elisa Balsamo, depois de disputadas as corridas de scratch e tempo. A ciclista nacional foi quarta em scratch e terceira na corrida tempo.

No arranque da segunda metade do concurso, Maria Martins foi a sexta classificada em eliminação, baixando para o terceiro lugar da geral, posição com que iniciou a corrida por pontos. Nesta prova, apesar de pontuar em cinco dos oito sprints, a portuguesa cedeu mais duas posições, acabando o omnium na quinta posição, com 110 pontos. O título europeu foi conquistado por Elisa Balsamo, com 135 pontos, que teve no pódio a companhia da britânica Laura Kenny, com 126, e da russa Maria Novolodskaya, com 114.

O Campeonato da Europa prossegue neste sábado, com o quarto e penúltimo dia de competição. Às 11h35 inicia-se o apuramento de perseguição individual, que contará com os portugueses Ivo Oliveira e Iuri Leitão. A final está marcada para as 16h20. Às 16h35 Maria Martins disputa a corrida por pontos, disciplina em que Rui Oliveira participa às 17h25.

 

2020-11-13 - 19:16:02

 


 

Voltar