
Hélder Padilha soma e segue
Hélder Padilha está a atravessar um momento de grande fulgor e, entre provas de enduro e de downhill, tem registado apenas vitórias, quer absolutas quer na sua categoria - masters A. Agora, a "jogar em casa", Padilha impôs-se no Enduro da Lousã, quarta e penúltima etapa do Troféu Enduro BTT Vodafone.
Como verdadeira "marca" de referência do BTT, a Lousã suscitou o interesse de muitos participantes e a prova conseguiu ser uma amostra do que se pretende para esta interessante modalidade como é o Enduro, apesar dos concorrentes se terem queixado de alguma dureza em excesso ao longo dos 40 km de percurso e das cinco especiais no programa, situação que a organização já prometeu rever na próxima edição.
Helder Padilha não teve o melhor arranque, pois seria segundo na especial de abertura, mas a partir daí exerceu claro domínio sobre os demais participantes, ascendendo ao comando no final da segunda classificativa, em que foi o mais rápido, juntando ainda mais dois triunfos em PEC, o que lhe conferiu uma vantagem final de 24 segundos, bem elucidativa quanto à sua superioridade.
«Sinto-me muito bem, tenho treinado bastante e a correr na minha Lousã não poderia falhar. Conhecer bem o terreno não deixou de ser uma vantagem, mas o importante é que me senti muito bem e apesar de duas ligeiras quedas, tudo acabou por correr da melhor forma. O facto de não ter participado nas duas primeiras provas do troféu retirou-me a possibilidade de discutir a sua vitória, mas o importante é que enduro singre entre nós, pois é uma modalidade espetacular!», referiu no final um supercontente Hélder Padilha.
José Borges (ASC/Bike Zone), vencedor da quarta especial, e Francisco Pardal (Evil Vengenace Tour), o mais rápido na primeira, completaram os lugares do pódio, separados no final por 11 segundos.
Boas presenças ainda de Cláudio Loureiro (Team Transition/SRAM), quarto absoluto mas já a mais de dois minutos, que terminou à frente do britânico Robert Williams e do espanhol Tony Costa, atual líder do campeonato de enduro espanhol.
Ruben Martins (Clube Ana Faro) não foi muito feliz na Lousã, pois uma queda na primeira especial e um furo na terceira não lhe permitiram fazer melhor do que um sétimo lugar à geral, mas mesmo assim conseguiu defender a sua liderança no Troféu Enduro BTT Vodafone.
Nas senhoras, a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal) voltou a bater a espanhola Eva Garrido (2inbike), com Diana Amaral (MCF/Xdream/Mun. São Brás) a terminar no último lugar do pódio.
Vitor Grilo impôs-se entre os Masters B, Carlos Lopes foi o mais rápido nos Masters C e Hugo Correia (Penacova DH) voltou a ser um solitário vencedor entre os Cadetes. Na promoção o triunfo pertenceu de forma destacada a Rodrigo Magalhães.
Classificação Completa: Clique Aqui
2013-05-06 - 22:22:26