Gonçalo Amado 12.º no Campeonato da Europa



Gonçalo Amado 12.º no Campeonato da Europa

O português Gonçalo Amado fez hoje uma excelente corrida na prova de sub-23 no Campeonato da Europa de cross country olímpico (XCO), em St. Wendel, Alemanha, terminando na 12.ª posição, igualando o melhor resultado de sempre de um corredor luso, que pertencia, desde 2010, a Tiago Ferreira.

O ciclista da Rádio Popular, equipa continental de estrada, fez uma prova sempre em progressão. Partiu do lugar 39 e foi ganhando posições até alcançar o 12.º posto, a 2m28s do francês Julien Sarrou, que venceu isolado, com 1h31m21s. O segundo foi o holandês Michiel van der Heijden, a 15s, e o terceiro foi o belga Bart de Vocht, a 29 segundos.

José Pedro Dias foi o outro corredor da Seleção Nacional/Liberty Seguros na corrida de sub-23 e também teve um excelente desempenho, com uma prova em crescendo. Concluiu a competição no 29.º lugar, a 5m44s do campeão europeu.

O desempenho dos dois sub-23 revela uma evolução substancial do XCO português, dado que, no Europeu de 2013, o melhor luso classificara-se na 33.ª posição, e, desta feita, a dupla nacional fez melhor do que esse resultado. Mais impressionante é a progressão de Gonçalo Amado, 41.º há um ano e 12.º em 2014, quando está ainda na segunda temporada nos sub-23.

“O Gonçalo fez uma corrida fantástica, especialmente sendo atleta de segundo ano. Chegou ao sprint com o décimo classificado e foi por pouco que não entrou no top 10. O José Pedro Dias também esteve em muito bom nível. Viemos para esta competição com intenção de fazer melhor do que no ano passado e tanto um como outro bateram o melhor registo português de 2013”, avalia o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A prova feminina de sub-23 foi nivelada por cima, com cinco corredoras a entrarem juntas na última volta para discutirem as medalhas. Entre elas estava a líder da Taça do Mundo de elite, a suíça Jolanda Neff, e a vencedora das duas últimas provas da Taça do Mundo, a francesa Pauline Ferrand Prevot.

Na volta final, a gaulesa deu seguimento aos recentes desempenhos de grande nível, sagrando-se campeã europeia. Pauline Ferrande Prevot cortou a meta com 1h25m23s, menos 11 segundos do que Jolanda Neff. A terceira foi a alemã Helen Grobert, a 40 segundos. A portuguesa Joana Monteiro não conseguiu terminar, pois, ao ser dobrada na terceira das quatro voltas ao circuito, teve de abandonar a pista.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros também esteve hoje representada pelos juniores Ana Silvestre e Rodrigo Serafin. Na prova feminina, que assistiu a um domínio total da Suíça, que ocupou as três vagas do pódio, Ana Silvestre foi a 28.ª classificada, a 14m41s da vencedora, Alessandra Keller, que cortou o risco com 1h01m54s, mesmo tempo da segunda, Nicole Koller, e 3m14s antes da chegada da terceira, Sina Frei.

Rodrigo Serafin foi o 55.º da corrida masculina, a 8m54s do dinamarquês Simon Andreassen, que venceu isolado, ao fim de 1h13m25s de esforço. O segundo foi o alemão Luca Schwarzbauer, a 24s, e o terceiro foi o holandês Milan Vader, a 1m24s.

O Campeonato da Europa termina neste domingo. Portugal vai estar representado por três corredores nas derradeiras provas, as de elite. Joana Barbosa compete às 9h30, enquanto David Rosa e Mário Costa iniciam a corrida às 12h30.

 

2014-06-07 - 17:45:44

 


 

Voltar