Franceses conquistam Boticas



Franceses conquistam Boticas

Os corredores franceses estiveram em destaque na segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, hoje disputada em Boticas. Amaury Pierron e Myriam Nicole, ambos da Commençal/Muc Off, venceram as corridas de elite.

A prova masculina de elite foi emocionante, com os três primeiros separados por menos de um segundo. Thibaut Dapréla (Commençal/Muc OFF) foi o mais lesto na qualificação colocando em 2'08''842 a marca de referência a bater na final.


Os adversários mais diretos do gaulês não se fizeram rogados ao desafio. Amaury Pierron foi o melhor na final, conseguindo a marca de 2'07''266. Ángel Suárez (Commençal 21) gastou mais 498 milésimos de segundo. Thibaut Dapréla superou a marca que lhe dera o primeiro lugar na qualificação, mas não conseguiu ir além do terceiro posto final, a 941 milésimos do vencedor. O melhor português foi Gonçalo Bandeira, sétimo classificado, a 7,536 segundos de Pierron.

A corrida feminina também teve toque francês, mas com menos incerteza quanto à vencedora. Myriam Nicole, atual vice-campeã mundial, foi a mais rápida na qualificação e na final, sempre uma farta margem sobre as adversárias. Completou a descida final em 2'21''552, menos 14,502s do que a espanhola Telma Torregrosa (Canyon) e menos 15,783s do que a compatriota Agnes Delest (Scott Maingod), que completaram o pódio. Margarida Bandeira (Casa do Povo de Abrunheira) foi a melhor portuguesa, na quarta posição, a 24,866s da vencedora.


O catalão Pau Menoyo (Commençal 21), com um registo ao nível dos melhores de elite, 2'08''744, venceu entre os juniores. Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) ganhou em cadetes. Uma novidade da época de 2021 é a participação de escolas. O melhor juvenil foi Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães), enquanto Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) impôs-se em infantis.

Nas categorias de veteranos triunfaram o master 30 Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing), o master 40 Miguel Santos (Wildpack Algarve Racing), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira). A espanhol Estafania Cabarcos (RocaSport Giant Liv) foi a única master feminina presente em Boticas.

A terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano vai realizar-se em Águeda, no dia 25 de julho. Antes disso, no dia 11 de julho, Porto de Mós recebe o Campeonato Nacional.

 

2021-05-16 - 18:26:58

 


 

Voltar