
Estreia promissora de Miguel Pacheco no Mundial de Pista de Paraciclismo
A estreia de Miguel Pacheco no Campeonato do Mundo de Pista de Paraciclismo, que decorre no Rio de Janeiro, não poderia ter sido mais positiva. Apesar da sua pouca experiência nesta vertente e da limitada adaptação à pista e à bicicleta específica de pista, o atleta português demonstrou determinação e capacidade de superação.
Miguel Pacheco é o único atleta em competição com amputação junto ao ombro, o que dificulta o controlo da bicicleta, sobretudo no arranque. Esta limitação é ainda mais significativa considerando que o ciclista não utiliza prótese no seu dia a dia, o que exige uma adaptação constante ao esforço e à posição em prova. Importa também destacar que alguns atletas que competiram na mesma classe (C5) no último ano foram reclassificados para classes inferiores (C4).
Na prova de quilómetro contrarrelógio de C5 masculinos, Miguel Pacheco alcançou o 13.º lugar, tendo ficado a menos de um segundo do top 10. Nas quatro voltas da prova, Miguel evidenciou consistência e força, terminando com o quarto melhor tempo na última volta.
A prestação de Miguel Pacheco no Rio de Janeiro demonstra uma clara evolução e confirma o potencial, uma vez que a melhor marca oficial do português era de 1m20s, alcançada no Campeonato Nacional de 2024.
2025-10-16 - 19:06:44