Daniela Campos feliz por terminar Mundial de estreia



Daniela Campos feliz por terminar Mundial de estreia

Daniela Campos, sub-23 de primeiro ano, competiu hoje na prova de fundo para elite do Campeonato do Mundo de Estrada, ficando feliz por ter cumprido o objetivo de terminar a exigente corrida de 157,7 quilómetros, entre Antuérpia e Lovaina, na Flandres, Bélgica. Maria Martins esteve entre as 45 ciclistas que não chegaram ao fim.

As duas representantes de Portugal estudaram cumpriram as indicações da selecionadora nacional, Ana Rita Vigário, e mantiveram-se sempre bem colocadas, de forma a evitar imprevistos, sempre comuns neste tipo de corridas.

Daniela Campos e Maria Martins fizeram a prova no grupo principal durante o percurso em linha de Antuérpia até Lovaina, no circuito urbano e em parte do circuito exterior à cidade, onde estavam colocados os obstáculos mais exigentes, seis “muros”, dois dos quais em paralelo.

Maria Martins seria a primeira a ceder. “Estava a fazer uma boa corrida, sempre bem colocada, mas, a dada a altura, fiquei mesmo vazia. Não tinha força”, explica a corredora olímpica de pista, que viria a ser mandada parar, já depois do regresso ao circuito de Lovaina.



Daniela Campos conseguiu resistir mais, cedendo apenas na última subida do circuito da Flandres. A partir daí começou uma nova corrida para a jovem algarvia. A meta passou a ser trabalhar o máximo possível para evitar a eliminação. Missão cumprida! Daniela Campos cortou a meta na 103.ª posição, a 13m21s da italiana Elisa Balsamo, que bateu ao sprint a neerlandesa Marianne Vos e a polaca Katarzyna Niewadoma. Balsamo e Vos gastaram 3h52m27s (média de 40,706 km/h), com menos 1 segundo do que as adversárias mais próximas.

“Estou feliz por ter terminado o meu primeiro Mundial de elite. É o início de um caminho. Estou contente por ter ultrapassado as partes mais duras do percurso e por ter chegado ao fim numa corrida muito dura, uma das mais difíceis que já disputei, mas perante um público extraordinário. O apoio aqui na Bélgica é incrível, dá um extra de força para continuarmos”, conta Daniela Campos.

 

2021-09-25 - 17:08:31

 


 

Voltar