Daniela Campos 41.ª na prova de fundo dos Jogos Olímpicos



Daniela Campos 41.ª na prova de fundo dos Jogos Olímpicos

Daniela Campos terminou a prova de fundo dos Jogos Olímpicos de Paris na 41.ª posição, numa corrida que marcou o regresso do ciclismo português feminino de estrada ao palco olímpico, 28 anos após a participação de Ana Barros, em Atlanta 1996.


A jovem ciclista portuguesa esteve durante quase toda a jornada de 157,6 quilómetros integrada no pelotão, tendo apenas ficado para trás a cerca de 45 quilómetros do fim, altura em que uma queda, seguida de um ataque, quebrou o pelotão. Daniela chegou num grupo numeroso, a 7m53s do registo vencedor.

Esse, pertenceu à estado-unidense Kristen Faulkner, que deixou para trás as três rivais que a acompanhavam com um ataque a 200 metros do final e cruzou a meta na primeira posição, ao fim de 3h59m23s e já depois de ter contribuído de forma decisiva para alcançar as duas fugitivas que procuravam a felicidade em Paris.


O pódio ficou completo com a neerlandesa Marianne Vos e com belga Lotte Kopecky, que chegaram 58 segundos depois, juntamente com a húngara Blanka Vas, quarta classificada. A decisão, de resto, teve de ser confirmada pelo photo-finish.

A maior participação de sempre do ciclismo português nos Jogos Olímpicos só ficará completa com a Pista. Depois da estreia feminina em Tóquio, agora é a vez da estreia masculina, que se junta a nova presença feminina. Entre 8 e 11 de agosto, irão a prova Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins.

Fotografia: Hugo Delgado/Lusa/COP

 

2024-08-04 - 17:46:45

 


 

Voltar