Contagem decrescente para a maior participação olímpica de sempre



Contagem decrescente para a maior participação olímpica de sempre

É já no próximo sábado que o ciclismo português inicia a participação nos Jogos Olímpicos de Paris, naquela que é a maior e mais diversificada missão de sempre do ciclismo português nos Jogos.

Estarão presentes sete ciclistas, distribuídos pelas provas das vertentes de estrada, pista e BTT. Será a estreia do ciclismo masculino de pista e o regresso, 28 anos depois, do ciclismo feminino de estrada.

Os selecionadores nacionais fizeram as suas escolhas no final de junho. José Poeira selecionou Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education-EasyPost). Vão ambos disputar o contrarrelógio individual, no dia 27 de julho, e a prova de fundo, dia 3 de agosto.

O ciclismo feminino está de regresso às provas de estrada dos Jogos Olímpicos e a escolhida para competir na prova de fundo, dia 4 de agosto, é Daniela Campos (Eneicat-CMTeam). O selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra, destaca o processo de trabalho com o foco na corrida olímpica.

Ainda antes das provas de fundo de estrada, irão disputar-se as corridas de BTT. Pelos segundos Jogos consecutivos, Portugal estará representado na prova feminina de cross country olímpico (XCO), no dia 28 de julho. Raquel Queirós (BH Coloma Team) regressa aos Jogos, procurando melhorar o 27.º lugar de Tóquio.

A pista irá encerrar a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois da estreia feminina em Tóquio, agora é a vez da estreia masculina, que se junta a nova presença feminina.

No dia 8 de agosto, Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) sobe à pista para correr o programa de omnium, disciplina em que é campeão mundial. O vianense vai ainda fazer dupla com Rui Oliveira (UAE Team Emirates) na disciplina de madison, marcada para o dia 10 de agosto. No dia seguinte é a vez de Maria Martins repetir a presença na disciplina de omnium, depois do sétimo lugar obtido em Tóquio.

Estrada
Daniela Campos
22 anos
Naturalidade: Boliqueime, Loulé
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Prova de Fundo

Nelson Oliveira
35 anos
Naturalidade: Vilarinho do Bairro, Anadia
Participações: Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020
Melhor resultado: 7.º Contrarrelógio Individual, 2016
Paris 2024: Prova de Fundo e Contrarrelógio

Rui Costa
38 anos
Naturalidade: Aguçadoura, Póvoa de Varzim
Participações: Londres 2012, Rio 2016
Melhor resultado: 10.º Prova de Fundo, 2016
Paris 2024: Prova de Fundo e Contrarrelógio

BTT
Raquel Queirós
24 anos
Naturalidade: Vila do conde
Participações: Tóquio 2020
Melhor resultado: 27.º em XCO, 2020
Paris 2024: XCO

Pista
Iúri Leitão
26 anos
Naturalidade: Viana do Castelo
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Madison e Omnium

Maria Martins
25 anos
Naturalidade: Moçarria, Santarém
Participações: Tóquio 2020
Melhor resultado: 7.º no omnium, 2020
Paris 2024: Omnium

Rui Oliveira
28 anos
Naturalidade: Gaia
Estreia em Jogos Olímpicos
Paris 2024: Madison

 

2024-07-21 - 10:18:07

 


 

Voltar