Campeonato Mundial de Ciclismo Eletrónico: perguntas e respostas



Campeonato Mundial de Ciclismo Eletrónico: perguntas e respostas

A primeira edição do Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico (e-sports) disputa-se na próxima quarta-feira, 9 de dezembro. Portugal vai estar representado por Maria Martins (Drops), Jorge Magalhães (W52-FC Porto) e Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport).

Sendo a estreia desta competição em ambiente virtual, é normal que os adeptos comuns de ciclismo tenham algumas dúvidas. Tentaremos esclarecer as principais neste artigo.

A que horas se iniciam as corridas?
A prova feminina, que contará com 54 participantes, começa às 13h47. A corrida masculina, que tem 78 inscritos, inicia-se às 14h45.

Vai ser possível ver em direto?
Sim. A Eurosport 2 irá transmitir o Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico a partir das 14h00.

Como se garante a credibilidade dos resultados?
A organização conta com diferentes “filtros” para assegurar a credibilidade dos resultados. Desde logo, todos os participantes irão utilizar o mesmo modelo de rolo, fornecido pelo organizador, o Tacx NEO 2T. Os dados biométricos dos participantes têm dois níveis de controlo. Nas 24 horas que antecedem a competição, os participantes serão filmados a medir peso e altura, tendo de enviar os dados recolhidos e o vídeo comprovativo para a organização. Além disso, só poderão participar ciclistas que tenham histórico no Zwift - têm de ser, no mínimo, utilizadores de nível 5. Desse modo, os desempenhos obtidos no Campeonato do Mundo serão comparados com os dados desses utilizadores armazenados no sistema. Por fim, só podem participar ciclistas com passaporte biológico. Ou seja, estão criadas condições para a integridade dos resultados sob o ponto de vista tecnológico e da luta contra a dopagem.

Qual o percurso das corridas?
As provas feminina e masculina terão exatamente a mesma configuração, 50,035 quilómetros a percorrer no percurso “Figure 8 Reverse” no mundo virtual “Watopia”. Trata-se de cerca de uma hora de esforço real nos rolos, cujo desempenho fará avançar o “avatar” do ciclista no percurso virtual.

Vão participar ciclistas de renome?
A lista de inscritos, tanto no setor masculino como no feminino, é de grande qualidade, incluindo vários nomes do WorldTour e ciclistas com pódios em grandes competições internacionais. Confira a lista de inscritos AQUI

Os participantes têm noção de estar a subir, a descer ou em terreno plano?
Sim, os rolos permitem transmitir diferentes sensações aos utilizadores. O Campeonato do Mundo termina com uma subida de 900 metros com inclinação média de 5 por cento. E as rampas são sentidas na dificuldade de pedalada. Os rolos que serão usados nesta prova permitem mesmo sentir diferentes tipos de piso - empedrado, asfalto, gravilha -, mas essa função deverá ser desligada pelos utilizadores durante a corrida, de acordo com o regulamento do Mundial.

Num Mundial de Estrada, a prova de fundo para elite tem, frequentemente mais de 250 quilómetros. Por que motivo neste Campeonato do Mundo Eletrónico são apenas 50 quilómetros?
Há razões de natureza desportiva e fisiológica e também de comunicação. Antes de mais, o esforço em rolos e em ambiente fechado provoca um maior stress psicofisiológico, principalmente devido à alteração das condições de termorregulação, existindo menor capacidade de evaporação do suor e dissipação do calor, além de maior perceção do esforço. Daí que, por exemplo, seja recomendada a utilização de uma ventoinha voltada para o praticante e especial atenção ao controlo da hidratação. Pelo lado da comunicação, aquilo que é transmitido aos espectadores da transmissão televisiva é uma pantalha de videojogo, com os avatares (bonecos representativos) dos ciclistas a mover-se num cenário de videojogo. Uma transmissão com mais de 60 minutos deste cenário tende a ser cansativa e pouco apelativa para os espectadores.

Existem elementos típicos de videojogo que interferem com o desenrolar da corrida?
Sim, os famosos “power ups” ou “poderes”, conceitos que os utilizadores de videojogos bem conhecem. Durante o Campeonato do Mundo estão autorizados dois “poderes”, o “Aero”, que torna o ciclista mais aerodinâmico durante 15 segundos, e “Lightweight”, que reduz o peso do ciclista em 10 por cento durante 15 segundos, melhorando a relação peso-potência nesse período. Estes bónus serão atribuídos sempre que os ciclistas cruzem um arco, durante o percurso, num total de onze.

Também há táticas de corrida nas corridas de ciclismo eletrónico?
Há, mas são diferentes das táticas usadas numa corrida de estrada. O esforço é muito mais individual e dependente da capacidade que cada um tem de desenvolver determinada potência ao longo de um dado período. Mas há abordagens táticas variadas, incluindo na utilização dos "poderes". O “Aero” é muito útil no sprint final, da mesma forma que o “Lightweight” ajuda em subida.

As provas eletrónicas ou virtuais são semelhantes em todos os desportos?
Não. O ciclismo é dos mais realistas. Na maior parte dos casos, os chamados e-sports passam por praticar um videojogo, utilizando um comando. No ciclismo, existe esforço físico real para praticar o jogo. Ou seja, o desporto eletrónico no ciclismo é muito mais real do que virtual.

 

2020-12-07 - 17:57:45

 


 

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