António Morgado nono no arranque do Grande Prémio das Nações



António Morgado nono no arranque do Grande Prémio das Nações

António Morgado, nono a cortar a meta, foi o melhor elemento da Seleção Nacional na primeira etapa do Grande Prémio das Nações, uma ligação de 132 quilómetros, entre Kaposvar e Balatonföldvar, Hungria. A vitória foi para o dinamarquês Nikolaj Mengel. Esta prova é pontuável para a Taça das Nações de Sub-23.

A etapa começou a definir-se nos quilómetros iniciais, com a fuga de três corredores. O dinamarquês Nikolaj Mengel, o polaco Michał Żelazowski e o estadunidense Cole Kessler. Pedro Silva não conseguiu entrar na fuga inicial e ainda tentou lá chegar, pedalando em posição intermédia. Mas sem sucesso.

O trio mais adiantado entendeu-se bem e elevou a vantagem para o pelotão para cerca de 8 minutos. Foi necessário o toque a reunir no grupo principal, com várias Seleções a fazerem uma perseguição feroz.
Portugal foi uma das equipas que colaborou nesse trabalho, de modo a colocar os fugitivos a uma diferença potencialmente anulável nas próximas etapas, marcadas pela dureza da montanha.

Na frente, Nikolaj Mengel isolou-se e pedalou para o triunfo em solitário, ao fim de 3h02m22. Michał Żelazowski foi segundo e Cole Kessler fechou o pódio do dia, ambos a 35 segundos. O pelotão principal chegaria 1m28s depois do vencedor, num final de etapa atribulado, com uma queda coletiva, na qual se viram envolvidos Diogo Gonçalves e José Bicho.

António Morgado foi o único português no grupo principal, na nona posição. Ocupa igual lugar na classificação geral, a 1m38s de Nikolaj Mengel. Entre a representação nacional seguem-se Gonçalo Tavares, 98.º, Afonso Eulálio e Pedro Silva, a 2m56s, Diogo Gonçalves e José Bicho, a 5m58s.

A segunda etapa irá desenrolar-se nesta quinta-feira. Terá 152 quilómetros, começando em Hatvan e terminando em Bükkszentkereszt. É uma tirada em carrossel, com três subidas longas, a última a terminar bem perto da chegada. A partida será às 10h00 e a chegada perto das 14h00. Será a segunda e última etapa na Hungria, antes da viagem do pelotão para a Eslováquia e a Polónia.

 

2023-05-24 - 15:19:09

 


 

Voltar