Talentos juvenis pedalam com ética



Talentos juvenis pedalam com ética

A iniciativa designa-se “Talentos Juvenis - Pedala com Ética” e junta vinte jovens ciclistas, rapazes e raparigas, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, entre hoje e sexta-feira.

O programa é intenso e inclui trabalhos de natureza desportiva e física, mas também palestras e momentos de convívio. Pretende-se que os ciclistas de 13 e 14 anos tenham um primeiro contacto com o alto rendimento e com noções de que a ética é fundamental na construção da carreira desportiva.

Os jovens, oriundos de todo o país e praticantes das diferentes vertentes da modalidade, terão oportunidade de experimentar muitas disciplinas velocipédicas ao longo desta semana. Na quarta-feira dedicam a manhã a trabalhos na pista olímpica de BMX, junto ao velódromo, tendo oportunidade de pedalar na estrada e na pista de BTT da Curia durante a tarde. A noite é dedicada a uma palestra sobre nutrição, dirigida pelo nutricionista da Seleção Nacional, Samuel Amorim.

A manhã de quinta-feira será dedica a duas palestras. Na primeira o fornecedor de bicicletas da Seleção Nacional, Swift Carbon, fará uma apresentação sobre bicicletas e mecânica. Segue-se o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, numa palestra sobre o treino com pulsómetro e potenciómetro. A tarde será de testes físicos, no Velódromo, antecedendo um serão mais relaxado, assistindo a vídeos de ciclismo.

A preparação física preenche a manhã de sexta-feira, enquanto a tarde é, novamente, voltada para a formação, com duas palestras. Uma delas, dirigida aos ciclistas participantes, mas também aos encarregados de educação e treinadores, abordará as questões da ética, noção importante que todos devem levar destes quatro dias de trabalho e convívio.

Os vinte juvenis participantes foram escolhidos com base nos testes de avaliação de potencial que têm sido desenvolvidos nas escolas de ciclismo ao longo dos últimos anos, num trabalho que visa detetar precocemente aptidões e capacidades.

 

2022-12-27 - 12:08:11

 


 

Voltar