Rússia continua no comando do Europeu de Pista



Rússia continua no comando do Europeu de Pista

Num dia marcado pela primeira medalha portuguesa de sempre em Campeonatos da Europa de Pista, o Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, assistiu à continuidade do domínio da seleção da Rússia, que, ao fim de quatro jornadas competitivas, já coleciona 13 medalhas, sete das quais de ouro. As nações que mais se aproximam são França, Alemanha e Itália, cada uma com três títulos europeus já conquistados.

Os três primeiros títulos atribuídos hoje foram os de velocidade individual. Em sub-23 masculinos impôs-se o checo Pavel Kelemen, que relegou o alemão Erik Blazer para o segundo lugar e o holandês Hugo Haak para o terceiro posto. Na mesma categoria etária, mas no setor feminino, a russa Anastasia Voynova sucedeu à compatriota Victoria Baranova como campeã da Europa. A medalha de prata foi ganha pela espanhola Tania Calvo e a de bronze pela holandesa Elis Ligtlee. O germânico Maximilian Dornbach foi o mais veloz em juniores masculinos, sendo seguido pelo lituano Svajunas Jonauskas e pelo russo Sergey Gorlov.

O scratch foi, contudo, a disciplina em destaque neste dia, com a disputa das finais em todas as categorias etárias. Em sub-23 masculinos o bielorrusso Anton Muzychkin surpreendeu o francês Bryan Coquard, uma das estrelas da equipa gaulesa de estrada Europcar. O terceiro classificado foi o irlandês Ryan Mullen. Em juniores masculinos, o russo Maxim Andreev atacou de longe, resistindo ao forte sprint do português Rui Oliveira, que valeu ao corredor luso a medalha de prata, diante do grego Zisis Soulios, que fechou o pódio.

As italianas dominaram as corridas femininas de scratch. Em sub-23 venceu Maria Giulia Confalonieri, que teve a oposição da francesa Laurie Berthon, segunda classificada, e da checa Lucie Zaleska, terceira. Em juniores as transalpinas fizeram a dobradinha, com o ouro a ser conquistado por Claudia Cretti e a prata por Natasha Grillo. A belga Kaat van der Meulen teve de contentar-se com a medalha de bronze.

Além dos sete títulos europeus que estiveram em disputa, a velódromo de Sangalhos assistiu ao início da competição de omnium para sub-23 e juniores masculinos com dois portugueses em pista. Disputadas três das seis provas que constituem esta disciplina, Nelson Silva é o oitavo classificado em juniores e Samuel Magalhães é o 14.º em sub-23.

Amanhã disputa-se o quinto e penúltimo dia de competição. O programa está preenchido com as provas de omnium para sub-23 e juniores, masculinos e femininos, pela velocidade por equipas e pelo contrarrelógio de 500 metros para sub-23 femininas. Nelson Silva e Samuel Magalhães vão concluir as respectivas provas de omnium, disciplina em que Ana Azenha inicia o concurso, na categoria sub-23.

Medalhas
País Ouro Prata Bronze Total
Rússia 7 4 2 13
França 3 5 2 10
Alemanha 3 4 1 8
Itália 3 2 3 8
Bélgica 2 2 3 7
Grã-Bretanha 2 2 1 5
República Checa 2 1 3 6
Suíça 2 1 1 4
Holanda 1 0 4 5
Bielorrússia 1 0 1 2
Ucrânia 0 2 0 2
Espanha 0 1 0 1
Lituânia 0 1 0 1
Portugal 0 1 0 1
Irlanda 0 0 2 2
Polónia 0 0 2 2
Grécia 0 0 1 1

 

2013-07-12 - 21:17:03

 


 

Voltar