Juniores em bom plano no Campeonato da Europa



Juniores em bom plano no Campeonato da Europa

Portugal regressou esta sexta-feira à competição no Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, em França, com as primeiras três provas de fundo. Os juniores masculinos estiveram em bom plano com dois atletas a terminarem perto dos 20 primeiros.

Os jovens portugueses enfrentaram um trajeto de 103,4 quilómetros, marcados por duas subidas longas com pendente média de sete por cento e várias curtas em torno dos dez. Apesar da dureza, Guilherme Santos e Gonçalo Costa destacaram-se, tendo terminado em 22.º e 24.º, a 3m12s do alemão Karl Herzog, o novo Campeão Europeu. João Anunciação foi 51.º, Rodrigo Jesus 65.º e José Salgueiro 71.º. Gonçalo Rodrigues não terminou a corrida.

“Foi uma prova super dura, das mais duras que me lembro de ver num Campeonato da Europa. No entanto, é igual para todos e conseguimos uma boa prestação. Estamos a falar dos melhores da Europa de alguns dos melhores do Mundo. Conseguimos ter dois atletas perto dos 20 primeiros, ciclistas de primeiro ano com margem de progressão”, analisa José Poeira.


Antes, foi a vez das jovens femininas entrarem em ação. As sub-23 foram as primeiras, com Beatriz Roxo a terminar em 71.ª. Daniela Simão não concluiu a corrida, vencida pela espanhola Paula Blasi. No caso das juniores, o trio de estreantes terminou a prova em conjunto: Bruna Gonçalves foi 83.ª, Maria Coimbra 84.ª e Lara Ribeiro 86.ª. A espanhola Paula Ostiz é a nova Campeão Europeia júnior.

“Do grupo que correu hoje, entre sub-23 e juniores, praticamente todas tiveram um ano zero, sem corridas internacionais. Não estavam com o ritmo que é exigido num Europeu porque não tiveram esse contacto. Apesar de tudo, penso que o resultado foi positivo uma vez que, de cinco, apenas uma não conseguiu terminar a corrida porque não estava num dos seus dias. No caso das juniores, também foi importante para identificar alguns erros que já não vão acontecer no futuro”, explica Daniela Pereira.


Este sábado, Portugal volta a estar representado no Campeonato da Europa na prova de fundo de sub-23 masculinos. Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas arrancam às 8h e terão pela frente um percurso de 121,1 quilómetros.

“O percurso adapta-se mais a uns do que a outros, mas todos terão um papel fundamental. Para os mais novos também será uma experiência importante. Quanto ao Lucas, vem de uma grande época, mas também de uma época longa. Fez um grande resultado no Mundial, que também era muito exigente, e acredito que pode voltar a conseguir um bom resultado”, antecipa o Selecionador Nacional.

A partir das 13h, Raquel Queirós, habituada aos grandes palcos no BTT internacional, estreia-se nas principais provas internacionais de estrada e encerra a participação feminina com a prova de fundo da elite feminina. Serão 116,1 quilómetros com 1.570 metros de desnível acumulado.

“A Raquel está a fazer uma transição do BTT para a estrada e tem estado muito sólida na estrada. Esta prova é também uma oportunidade para ter uma experiência diferente e testar-se ao mais alto nível Julgo que vai estar bem e que até poderá surpreender”, antevê a Selecionadora Nacional.

As provas de fundo serão transmitidas em direto na íntegra na plataforma HBO Max. As provas de fundo elite terão ainda transmissão em direto na Eurosport 1.

Programa da Seleção Nacional

Sábado, 4 de outubro
8h - Prova de Fundo de Sub-23 Masculinos
13h - Prova de Fundo da Elite Feminina

Domingo, 5 de outubro
10h45 - Prova de Fundo da Elite Masculina

 

2025-10-03 - 22:27:39

 


 

Voltar