
João Martins 8.º na Volta a França do Futuro
A terceira etapa da Volta a França do Futuro terminou com a vitória do fugitivo do dia, mas os portugueses chegaram no pelotão, com destaque para João Martins que conseguiu o oitavo lugar no sprint final.
A tirada de 158,6 quilómetros, entre Etang-sur-Arroux e Châtillon-sur-Chalaronne, destacava-se pelo traçado acidentado, tal como no dia anterior. E, mais uma vez, voltou a surgir uma fuga, mas desta vez não tão numerosa e devidamente controlada pelo pelotão. A exceção foi o dinamarquês Carl-Frederik Bévort, que aguentou até ao final e venceu isolado, depois de 137 quilómetros fugido.
Os cinco representantes da seleção nacional chegaram com o pelotão, 12 segundos depois. João Martins esteve em bom plano ao conseguir o oitavo lugar, tendo sido o melhor português na etapa. Gonçalo Tavares foi 14.º, Lucas Lopes 35.º, Daniel Lima 87.º e Rafael Barbas 97.º.
"Foi uma etapa muito movimentada e novamente muito rápida. O ritmo é muito alto todos os dias e as etapas são muito atacadas. Na fase final, os ingleses assumiram a perseguição e diminuíram a diferença, mas o dinamarquês conseguiu vencer. Nós chegámos no pelotão e o João Martins conseguiu fazer uma boa classificação, tendo em conta o nível dos adversários, dentro dos dez primeiros", analisa José Poeira, Selecionador Nacional.
Na classificação geral, o francês Maxime Decomble segue líder e Lucas Lopes continua como o português mais bem classificado, 31.º a 2m31s. Daniel Lima é 51.º, a 2m52s, Gonçalo Tavares e João Martins são 67.º e 76.º, respetivamente, ambos a 3m02s, e Rafael Barbas é 78.º, a 3m09s.
Esta quarta-feira, será dia da última etapa de menor dificuldade, antes das montanhas que prometem decidir o Tour l'Avenir. Embora ligeiramente acidentado, o percurso é mais plano do que nos dias anteriores, com exceção à contagem de montanha de terceira categoria, ao quilómetro 48,5.
2025-08-26 - 16:20:27