
Giro della Lunigiana tem novo líder e Gonçalo Costa volta a ser o melhor português na etapa
Seff Van Kerckhove é o novo líder do Giro della Lunigiana. O belga foi terceiro na chegada a Vezzano Ligure e assume o comando. O norueguês Kristian Haugetun venceu a etapa. Gonçalo Costa voltou a ser o melhor português no segundo dia de competição.
A irreverência da juventude traz velocidade para a estrada e etapas atacadas desde o primeiro quilómetro. A 2.ª etapa em terras italianas teve mais de 96 quilómetros e logo depois da partida em Luni houve quem não se contentasse em ficar no pelotão muito tempo.
Tentativas foram muitas mas a materialização da fuga apenas se consumou depois de ultrapassada a maior dificuldade do dia. A ascensão a Montemarcello fracionou o pelotão e apenas cerca de 20 corredores acabaram por ficar no grupo da frente.
Na chegada a Vezzano Ligure, o norueguês Kristian Haugetun foi quem mais pernas teve para o sprint. Luca Morlino (Piemonte) foi segundo e Seff Van Kerckhove (Bélgica) fechou o pódio.
Gonçalo Costa foi 25.º a 2m35s do vencedor e voltou a ser o corredor da Seleção Nacional de Juniores melhor classificado. Gonçalo Rodrigues foi 60.º a 5m59s, José Salgueiro terminou na 110.ª posição e Guilherme Santos foi 111.º (ambos a 12m04s). Rodrigo Jesus e João Anunciação foram forçados a abandonar num dia em que o pelotão perdeu 32 corredores dada a exigência do traçado.
O belga Van Kerckhove passa a envergar a camisola verde da liderança com três segundos de vantagem para o anterior líder Anatol Friedl (Áustria) e o triunfo de Haugetun na etapa permitiu a subida do nórdico ao 3.ª lugar no final do segundo dia de competição.
Quanto aos portugueses na geral: Gonçalo Costa é 27.º a 3m25s, Gonçalo Rodrigues está na 70.ª posição a 11m50s, Guilherme Santos ocupa o lugar 103 a 17m55s e José Salgueiro é 112.º a 19m44s.
Este sábado há dupla jornada em terras italianas. A 3.ª etapa do Giro della Lunigiana tem dois setores: de manhã há uma ligação plana de 54,4 quilómetros entre Equi Terme e Marina di Massa e à tarde há chegada em alto em Fivizzano (3.ª categoria) depois de 52,1 quilómetros que têm partida em Pontremoli.
2025-09-05 - 17:50:42