FPC anuncia iniciativa "Pedalar é vital, Inspira Portugal"



FPC anuncia iniciativa "Pedalar é vital, Inspira Portugal"

A Federação Portuguesa de Ciclismo aproveitou, hoje, Dia de Portugal, a cerimónia de inauguração da rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras, para anunciar a nova iniciativa "Pedalar é vital, Inspira Portugal". Chega também a nova filiação online "Inspira Portugal".

A cerimónia de inauguração da rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras contou com a presença de vários convidados, incluindo o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, representantes da União Desportiva do Oeste, entre outras figuras do ciclismo nacional.

No dia de hoje, Dia de Portugal, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) aproveitou a ocasião para anunciar a nova campanha "Pedalar é vital, inspira Portugal", que vai incentivar os portugueses a pedalar. A campanha irá incluir um conjunto de atividades e iniciativas para promover a prática do ciclismo, em contexto quotidiano, de recreio e desportivo. Chega também o anúncio da abertura de inscrições da nova filiação "Inspira Portugal", que inclui seguro adequado à prática diária de ciclismo na via pública (treino e deslocação), em estrada, BTT e cidade. Encontra-se também incluído o uso de bicicletas com assistência elétrica ("pedelecs" com motor até 250W).  A licença tem um custo de 20 euros e trará uma nova particularidade, visto que será emitida exclusivamente em formato digital. A apólice de acidentes pessoais tem uma franquia de 60 euros, enquanto que a apólice de responsabilidade civil está isenta de franquia. O seguro é válido até ao dia 31 de dezembro de 2020. 


"Em Portugal, como em muitos outros países desenvolvidos, a prática desportiva ao ar livre, em particular com bicicleta, está a aumentar. Mas também para as deslocações urbanas e mesmo para passear, e a Federação está comprometida com esta causa que apresenta tantas vantagens num momento tão singular das nossas vidas, é a hora da bicicleta", frisou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, na cerimónia desta manhã.

A cidade de Torres Vedras, Terra do Ciclismo, é um bom exemplo, com tradição desportiva, mas também a preparar o futuro, promovendo a mobilidade ativa. O principal objetivo da nova rede de ciclovias passa por oferecer condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade para a utilização da bicicleta como modo de transporte. O projeto de mobilidade ativa apresenta 12 quilómetros de percurso, criando melhores condições para as viagens casa-trabalho e casa-escola na cidade.

A FPC tem sido parceira da Camara Municipal de Torres Vedras também em contexto escolar, através do projeto O Ciclismo Vai à Escola, com o objetivo de potenciar o uso da bicicleta por parte dos estudantes, promover estilos de vida saudável e a mobilidade sustentável, através de atividades formativas para alunos e professores.

Saiba mais sobre a Filiação Inspira Portugal: Aqui

Saiba mais sobre a rede de Ciclovias Urbanas de Torres Vedras: Aqui




 

2020-06-10 - 16:06:31

 


 

Voltar