Mário Costa e Joana Monteiro mais fortes em Melgaço



Mário Costa e Joana Monteiro mais fortes em Melgaço

Mário Costa e Joana Monteiro, ambos da equipa Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, impuseram-se nas provas de elite da segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disputada, neste domingo, em Melgaço.

Uma semana depois do arranque da Taça, em Abrantes, a comunidade nacional de ciclocrosse deslocou-se para o extremo Norte do País. A proximidade de Melgaço à Galiza seduziu também as equipas do outro lado da fronteira, acrescentando diversidade e competitividade às corridas. Ainda assim, os portugueses mantiveram a primazia na categoria de elite.

O campeão nacional, Mário Costa, foi o mais forte na prova masculina, baralhando as contas da geral. Vítor Santos, também da Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde, partia no comando, mas com o segundo lugar de hoje, a 9 segundos do vencedor, cedeu o primeiro posto da geral a Mário Costa, embora estejam em igualdade pontual. Jorge Magalhães (W52-FC Porto) foi o terceiro, a 10 segundos, e ocupa igual posto na geral da Taça.

João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) voltou a ser o melhor sub-23 em pista, reforçando esse estatuto também no ranking da categoria.


Joana Monteiro conquistou a segunda vitória consecutiva na Taça de Portugal de Ciclocrosse, impondo-se em solitário e reforçando o comando da classificação geral. A corredora minhota cortou a meta isolada, 2m19s antes da galega Isabel Castro (Condadobike AD). Leandra Gomes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou pódio, a 3m18s.

Beatriz Sousa (BTT Loulé/Elevis) foi a mais forte na categoria conjunta de juniores e sub-23 femininas, cimentando o lugar cimeiro na geral da respetiva categoria, o mesmo tendo conseguido o júnior Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) no setor masculino.

Os protagonistas das provas de cadetes foram Miguel Pereira (Santa Cruz/Botelhos.pt) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), vencedores isolados das corridas masculina e feminina, respetivamente.

Entre os veteranos impuseram-se os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Eva Ortega (Biciosos Rías Baixas), os masters 40 Moisés Leboso (GD Diez) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Antonio González (CC Salvaterra de Miño).

O galego Xian Alvariño (CC Pontearas) foi o melhor na corrida juvenil.

A terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai disputar-se em Vouzela, no dia 12 de dezembro.


 

2021-11-21 - 14:42:02

 


 

Voltar