Taças de Portugal de XCO e de BMX decidem-se no fim de semana



Taças de Portugal de XCO e de BMX decidem-se no fim de semana

O próximo fim de semana será de decisões na Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Avis, e na Taça de Portugal de BMX, em Coimbra.

Avis, há vários anos na rota do XCO nacional, recebe, no domingo, a quinta e última prova da Taça de Portugal de XCO, competição também inserida no calendário UCI como corrida C1. Por esse motivo, o pelotão nacional terá concorrência forasteira. Entre os inscritos vindos de fora está o atual vice-campeão mundial e medalha de bronze no Jogos Olímpicos de Tóquio, David Valero, em representação da seleção espanhola.

Na luta pela conquista da Taça de Portugal na categoria de elite adivinham-se duelos intensos, tanto no setor masculino como no feminino. Entre os homens Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) está no comando, com 113 pontos, mas tem Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) muito perto, com 110. Nas mulheres manda Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com 122 pontos, mas matematicamente ainda pode ser importunada pela espanhola Lara Lois (Motobike), que tem 108, e por Ana Tomás (BTT Seia), que soma 90.

O programa de provas começa às 9h00 com a categoria de cadetes. Às 10h15 correm os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto cadetes. Às 12h30 é a vez dos masters e dos paraciclistas. A prova de elite masculina fica guardada para as 14h30.

Também o BMX viverá a final da Taça de Portugal. Será na pista de Coimbra, com uma jornada dupla, sábado e domingo. A pista abre para treinos às 14h30 de sábado, duas horas antes do arranque da competição. No domingo as corridas estão previstas para as 10h30.

A disputa pelo troféu está equilibrada na principal categoria feminina. Irina Coelho (Team BMX Quarteira) comanda com 22 pontos, mais um do que Sirlei Lopes (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) e mais dois do que Mónica Gaboleiro. No setor masculino as contas estão mais desequilibradas. Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) soma 71 pontos, enquanto o perseguidor mais direto, o espanhol Alejandro Kim (BMX Badajoz AD) tem apenas 55.

Mais eventos oficiais
17 de setembro: 3 Horas de Resistência de Mouquim, Vila Nova de Famalicão
17 de setembro: 3 Horas de Resistência Noturna de Freamunde, Paços de Ferreira
17 de setembro: BTT Lusco-Fusco, Viseu
18 de setembro: Monção e Melgaço Granfondo
18 de setembro: 1.º DHI de Paredes de Coura
18 de setembro: 5.º Passeio BTT do Junqueira FC, Santa Cruz do Bispo, Matosinhos
18 de setembro: 8.º BTT Rota do Souto, Santa Maria da Feira
18 de setembro: Maratona BTT Trepanelas, Vagos
18 de setembro: XIV BTT do Demo, Moimenta da Beira
18 de setembro: 2.º Prémio Virgolino Almeida, Praias do Sado, Setúbal
18 de setembro: Maratona BTT de Castro Verde
18 de setembro: Passeio Convívio de Cicloturismo, Tavira
18 de setembro: Taça da Madeira de Enduro BTT - AD Galomar, Terreiros, Santa Cruz
18 de setembro: Taça de Estrada do Faial e Pico, Ilha do Pico, Açores
18 de setembro: Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

 

2022-09-13 - 13:26:26

 


 

Voltar