Sofia Gomes estreia-se em Europeus com 18.º lugar na prova de fundo



Sofia Gomes estreia-se em Europeus com 18.º lugar na prova de fundo

A júnior Sofia Gomes teve uma estreia altamente promissora em Campeonatos da Europa de Estrada, conseguindo hoje a 18.ª posição na prova de fundo, disputada em Trento Itália.

A corredora portuguesa não se atemorizou com a falta de experiências anteriores e conseguiu manter-se junto das melhores ao longo de toda a corrida de 66 quilómetros. Numa prova que se disputou em registo de eliminação, quase sem ataques, mas com um ritmo elevado que foi reduzindo o pelotão desde a primeira das cinco voltas ao circuito, Sofia Gomes foi ultrapassando patamares de desempenho para terminar na 18.ª posição.

A movimentação que decidiu a corrida isolou seis corredoras na penúltima volta - cinco delas discutiriam as medalhas - e reduziu o pelotão a um grupo muito restrito, no qual se manteve Sofia Gomes até final.

Na frente, a alemã Linda Riedmann conquistou o título europeu, batendo ao sprint a italiana Eleonora Ciabocco e a francesa Eglantine Rayer. Sofia Gomes chegou no grupo principal, cortando a meta no 18.º lugar, a 1m17s das primeiras.

“Foi a corrida mais dura que alguma vez fiz. Apesar de gostar muito de subir, a subida do circuito era muito longa e tornou-se muito dura por ser sempre feita num ritmo muito alto. O 18.º lugar é incrível. Sinto-me mesmo feliz por estar entre as 20 melhores europeias”, confessou Sofia Gomes.


As corredoras que iam perdendo o contacto com o pelotão foram rapidamente obrigadas a abandonar a prova, situação que aconteceu às outras duas portuguesas que iniciaram a corrida, Beatriz Pereira e Mariana Líbano.

Maria Martins não termina prova de sub-23

A olímpica Maria Martins foi a última portuguesa a competir nesta sexta-feira. Alinhou nos 79,2 quilómetros da prova para sub-23 femininas. A corrida foi muito atacada logo nas primeiras voltas, com o pelotão a ficar dizimado logo nas duas primeiras voltas.

Maria Martins não se adaptou ao percurso, descolando na terceira passagem pela subida de Povo. Depois de atrasada, foi obrigada a abandonar a prova. A vencedora seria a italiana Silvia Zanardi, seguida pela húngara Kata Blanka Vas e pela francesa Evita Muzic.

No sábado correm os sub-23 masculinos, que irão enfrentar 132 quilómetros de corrida. Portugal alinhará com Pedro Andrade (dorsal 134), Fábio Fernandes (135), Pedro Miguel Lopes (136) e Miguel Salgueiro (137).

 

2021-09-10 - 15:29:32

 


 

Voltar