Sofia Gomes e Beatriz Roxo resistem em corrida marcada pelas quedas



Sofia Gomes e Beatriz Roxo resistem em corrida marcada pelas quedas

Sofia Gomes e Beatriz Roxo terminaram a prova de fundo para juniores do Campeonato Mundial de Estrada, uma corrida disputada na manhã deste sábado, em Lovaina, Bélgica, na qual as quedas tiveram um papel preponderante.

Os 75,2 quilómetros, integralmente disputados no circuito urbano de Lovaina, revelaram-se uma prova de eliminação, na qual o fator de exclusão foram as quedas que foram partindo o pelotão desde os metros iniciais.

Logo na primeira volta, Beatriz Roxo e Sofia Gomes atrasaram-se devido aos acidentes com outras corredoras. Conseguiram ambas recolar ao pelotão, mas Beatriz Roxo voltou a atrasar-se devido a mais um incidente no grupo principal.


Sofia Gomes percebeu o perigo de correr mais atrás e tentou posicionar-se melhor na segunda das cinco voltas ao circuito. No entanto, num momento em que estava colocada sensivelmente a meio do pelotão, deu-se uma queda à entrada da terceira subida do circuito que viria a definir a corrida.

Nesse momento de tensão o pelotão desfez-se completamente. Ficaram quinze corredoras na frente com um grupo ainda mais pequeno em perseguição. Estes dois grupos viriam a juntar-se e daí sairia a discussão do título mundial. Sofia Gomes ficou num terceiro grupo, já não conseguindo regressar à cabeça de corrida.

O título mundial foi discutido, mano a mano, entre a britânica Zoe Backstedt e a estadunidense Kaia Schmid, com vitória da europeia, ao fim de 1h55m33s de corrida (média de 39,048 km/). A terceira, encabeçando o primeiro pelotão, foi a alemã Linda Riedmann, a 57 segundos. Sofia Gomes concluiu a prova na 38.ª posição, a 6m04s, tirando uma lição da estreia em Mundiais. “Fiquei em várias quedas, ainda consegui recuperar, mas quando se deu a queda maior já não pude voltar à frente. Percebi também que temos de trabalhar mais para estarmos a este nível”, confessou.


Beatriz Roxo terminou a corrida na 59.ª posição, a 6m28s da vencedora. A portuguesa fez praticamente toda a corrida a perseguir, dado que descolou logo na volta inicial. “Inicialmente via o pelotão ali tão perto, mas não conseguia lá chegar. Depois a minha preocupação foi puxar para terminar a corrida e não ser mandada encostar”, explicou a ciclista nacional.

Ao final da manhã inicia-se a prova de fundo para a elite feminina, na qual as cores nacionais serão defendidas por Daniela Campos e Maria Martins. A corrida parte de Antuérpia e termina em Lovaina, tendo 157,7 quilómetros.

 

2021-09-25 - 09:45:35

 


 

Voltar