Campeonato Nacional de XCE marca regresso do BTT de competição



Campeonato Nacional de XCE marca regresso do BTT de competição

A primeira corrida de BTT de âmbito nacional, após o período de confinamento, acontece no próximo domingo, em Anadia, e atribui o título nacional de Cross Country Eliminator - Eliminação BTT (XCE).

A comunidade nacional de BTT está entusiasmada com o regresso à competição, motivo pelo qual se inscreveram cerca de 300 corredores para a prova de domingo, distribuídos por dez categorias etárias, masculinas e femininas.

O Campeonato Nacional de XCE vai realizar-se na pista permanente de Tamengos, Anadia. Na manhã de domingo, entre as 9h00 e as 12h00, disputam-se os títulos de juniores e de cadetes. Os corredores de elite e os masters competem a partir das 14h00. Devido às condicionantes provocadas pela pandemia, a prova será disputada sem público.

Ao contrário da eliminação em pista, a eliminação em BTT não se trata de uma corrida em pelotão. Começa com um contrarrelógio individual de uma volta à pista. Os detentores dos melhores tempos em cada uma das categorias etárias e em cada um dos géneros passam à fase seguinte. Em função das caraterísticas da cada prova, do número de inscritos e de outros fatores - as limitações covid, por exemplo - pode decidir-se o número de corredores apurados.
 
No Campeonato Nacional de XCE passam os oitos corredores com melhor tempo em cada faixa etária e em cada género. Esses oito corredores são alinhados em duas séries de quatro ciclistas. É aqui que começa a eliminação. Em cada série são eliminados os dois últimos e apuram-se para a final os dois melhores. O resultado da final determina o ordenamento dos quatro primeiros classificados.
 
Mais Provas Oficiais
29 de agosto: Encontro de Escolas BTT ? Troféu 60 Anos da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, Tamengos, Anadia
29 de agosto: Campeonato Regional de Rampa da Beira Alta, Folgosinho, Gouveia
30 de agosto: Campeonato Regional de Maratona BTT da Madeira

 

2020-08-25 - 09:56:58

 


 

Voltar