Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Loja Online
Loja Online
Info. Institucional
Estatutos da UVP-FPC
Órgãos Sociais
Relatórios e Orçamentos
Contratos
Código de Ética
Regulamento de Ética
Regras de Boa Governação
Política de Privacidade
Direção
Regulamento da Direção da UVP-FPC
Assembleia Geral
Regulamento da Assembleia Geral
Regulamento Eleitoral dos Delegados
Conselho Arbitragem
Regulamento de Arbitragem
Nomeações de Comissários
Conselho Disciplina
Regulamento Conselho Disciplina
Regulamento Disciplinar
Deliberações
Conselho Justiça
Regulamento Conselho Justiça
Deliberações
Imagem Institucional
Normas Gráficas e Logótipo
Formação
Curso de Treinador de Ciclismo Grau 1 - Sangalhos
Curso de Treinador de Ciclismo Grau 1 - Lisboa
Curso de Comissário Regional - Madeira
Formação Contínua (1 UC) - Lisboa
Curso de Treinador de Ciclismo Grau 1 - Açores
Curso Comissário Nacional - Vimeiro/Sangalhos 2019
Curso Comissário Regional - Guimarães 2019
UVP-FPC
 
GP ABIMOTA num fim de semana cheio de pedalada
UVP-FPC
A 40.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, entre 20 e 23 de junho, chama o pelotão profissional de novo à estrada. Mas o fim de semana conta com muitos mais eventos, entre os quais se destacam o Campeonato Nacional de XCM, na serra da Aboboreira, a final da Taça de Portugal de DHI, em Tarouca, o BMX Freestyle, nas Caldas da Rainha, e o Passeio do Dia Um de Portugal, em Guimarães.

O Grande Prémio ABIMOTA terá quatro etapas, começando em Lisboa, com um contrarrelógio por equipas de 7,8 quilómetros, a disputar no Campo Grande, na tarde de 20 de junho, feriado nacional. O programa desta etapa será enriquecido com a quarta prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, que se inicia às 13h00.

A segunda etapa do ABIMOTA irá percorrer 170,3 quilómetros, numa viagem entre Ourém e Mortágua que inclui duas contagens de terceira categoria, ambas afastadas da meta. A terceira etapa liga Almeida a Vouzela, ao longo de 185,3 quilómetros, atravessando também duas montanhas de terceira categoria. Os derradeiros três quilómetros, em subida, poderão retirar da discussão alguns sprinters, abrindo o leque dos candidatos à conquista da camisola amarela.

A competição encerra com uma tirada de 174,4 quilómetros, entre Anadia e Águeda, com as subidas de Sever do Vouga (km 136,4) e de Talhadas (km 147,6) a darem oportunidade de mexer na corrida às equipas e aos ciclistas que pretendam evitar uma chegada ao sprint.

A freguesia de Tabuado, Marco de Canaveses, ficará na história do BTT português, pois recebe, no próximo domingo, o Campeonato Nacional de Maratona (XCM). A sétima edição da maratona Sendas do Almocreve será, assim, especial, recebendo centenas de atletas que lutam pelo estatuto de campeão.

A prova conta com diferentes percursos, sempre com a beleza e as dificuldades da serra da Aboboreira como palco das pedaladas. Os corredores masculinos, desde elite até master 45, vão cumprir um trajeto de 92 quilómetros, com 3450 metros de acumulado. As femininas, os paraciclistas e os masters a partir de master 50 terão por diante uma viagem de 76 quilómetros, com 2633 metros de acumulado. Existe ainda uma opção mais curta, de promoção e lazer, fora das contas do Campeonato Nacional.

Também no BTT, mas na disciplina mais radical, o downhill (DHI, domingo é dia de decisões. A quinta e última prova da Taça de Portugal de DHI corre-se naquele dia, em Tarouca, em plena serra de Santa Helena. A manga de qualificação arranca às 11h00, enquanto a final está marcada para as 14h30.

O BMX Freestyle faz parte do programa do Emmerge Fest, que decorre nas Caldas da Rainha nos dias 22 e 23. A mais jovem disciplina olímpica de ciclismo ocupará o skate park caldense no domingo, a partir das 10h00, altura em que entram em cena os sub-16, aos quais se seguirá a categoria open.

Segunda-feira é feriado em muitos concelhos do país, por ser dia de S. João. Em Guimarães também é uma jornada de lazer, mas a comemoração é outra. Assinala-se o berço da nacionalidade, o Dia Um de Portugal. O ciclismo faz parte da festa, através de um passeio que vai juntar centenas de participantes, entre os quais alguns ilustres, como os profissionais José Mendes e Tiago Machado, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ou o ex-ciclista Cândido Barbosa.

A iniciativa começa às 10h00, junto ao estádio D. Afonso Henriques, oferecendo três opções de participação: passeio, minipasseio e trilho de BTT.

Mais eventos oficiais
22 e 23 de junho: Douro Gentlemen’s, Peso da Régua
22 de junho: Prova Aberta de Cidões, Vinhais
22 de junho: 1.º BTT Urbano UA – Somamaratonas, Aveiro
22 de junho: Circuito da Maceira, Leiria
22 de junho: Prémio Juvenil de Tercena, Barcarena, Oeiras
22 de junho: 5.ª Resistência BTT Noturna de Estoi, Faro
22 de junho: 1.ª Prova da Taça do Algarve de BMX, Portimão
23 de junho: 3.º XCO Tesouros do Ave, Póvoa de Lanhoso
23 de junho: III Resistência BTT do Dão, Nelas
23 de junho: XXIII Rota das Terras do Demo, Moimenta da Beira
23 de junho: Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade, Azeitão
23 de junho: Challenge Extreme de Monchique
23 de junho: Campeonato Regional de Estrada da Madeira
2019-06-18 - 14:14:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais