Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Patrocinador Oficial
Equipa Portugal
 
Sandra dos Santos melhor portuguesa em França
Equipa Portugal
Sandra dos Santos, 24.ª classificada, foi a melhor corredora da Equipa Portugal no Tour du Gévaudan, prova feminina, realizada em França, com neve na primeira etapa, sábado, e muito frio na segunda, hoje.

A corrida foi dominada pela italiana Arianna Fidanza (Eurotarget/Bianchi/Vittoria), vencedora das dias tiradas e da geral, numa prova com um regulamento atípico, uma vez que a classificação geral foi estabelecida através da soma dos pontos e não da soma dos tempos nas duas jornadas.

As melhores corredoras portuguesas conseguiram ficar, sensivelmente, a meio da tabela nas duas etapas. A jornada inaugural, de apenas 34 quilómetros, sob neve, acabou por ser uma curta prova de resistência.

A etapa domingo, 84 quilómetros, resultantes de cinco voltas a um circuito desenhado em Saint-Bauzille-de-Putois, permitiu fazer um melhor ponto de situação da forma das portuguesas face às rivais estrangeiras.

Sandra dos Santos e Soraia Silva (a melhor lusitana no sábado) estiveram junto do pelotão principal até à última volta, mas não conseguiram dar resposta à mudança de ritmo imposta pela equipa Eurotarget/Bianchi/Vittoria para decidir a corrida.

A formação italiana lançou Arianna Fidanza para o triunfo na tirada, ao fim de 2h24m06s, o mesmo tempo da segunda classificada, Manon Minaud (Charentes/Maritime Women Cycling). A terceira, a 1 segundo, foi Gabrielle Traxler (CC Boulou).

O melhor elemento da Equipa Portugal foi Sandra dos Santos, 16.ª, a 31 segundos. Soraia Silva foi 24.ª, a 38 segundos. Seguiram-se Liliana Jesus, 35.ª, a 6m43s, Celina Carpinteiro, 36.ª, a 6m43s, Diana Pedrosa, 38.ª, a 6m48s, e Beatriz Faria, 46.ª, a 35m54s.

Tendo em conta o regulamento especial do Tour du Gévaudan, a geral foi conquistada por Arianna Fidanza, com 70 pontos, mais 12 do que Manon Minaud e mais 22 do que Annabel Fisher, segunda e terceira. Só três portuguesas foram classificadas na geral final que contou com 32 pontuadas. Sandra dos Santos, 24.ª, com 14 pontos, Soraia Silva, 30.ª, com nove, e Diana Pedrosa, 32.ª, com cinco.

“O Tour du Gévaudan foi uma prova atípica, dado o estado do tempo. As atletas mostraram coragem ao correrem, principalmente ontem, com neve, chuva e muito frio”, considera a selecionadora nacional, Ana Rita Vigário.
2019-04-07 - 14:14:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Departamento Médico
Estrutura
Artigos
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais