Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Loja Online
Loja Online
Info. Institucional
Estatutos da UVP-FPC
Órgãos Sociais
Relatórios e Orçamentos
Contratos
Código de Ética
Regulamento de Ética
Regras de Boa Governação
Política de Privacidade
Direção
Regulamento da Direção da UVP-FPC
Assembleia Geral
Regulamento da Assembleia Geral
Regulamento Eleitoral dos Delegados
Conselho Arbitragem
Regulamento de Arbitragem
Nomeações de Comissários
Conselho Disciplina
Regulamento Conselho Disciplina
Regulamento Disciplinar
Deliberações
Conselho Justiça
Regulamento Conselho Justiça
Deliberações
Imagem Institucional
Normas Gráficas e Logótipo
UVP-FPC
 
Contagem decrescente para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa
UVP-FPC
Numa semana em que a Volta ao Alentejo se destaca, o calendário nacional está repleto de corridas, sobressaindo as duas primeiras provas da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, sábado e domingo, em Albufeira e em Palmela, respetivamente.

O pelotão feminino começa por competir às 10h00 de sábado, no centro de Albufeira. Estão inscritas 77 corredoras, distribuídas pelas categorias de elite, juniores, cadetes e masters. Confirmando-se que Portugal e o Algarve são, cada vez mais, destinos privilegiados para a prática de ciclismo, a lista de inscritas conta com corredoras de Portugal, Brasil, Reino Unido, Holanda, Irlanda e Nova Zelândia. As corredoras de elite vão completar 87 quilómetros. Para as juniores estão reservados 70, enquanto as cadetes e as masters vão pedalar ao longo de 53 mil metros.

No dia seguinte, às 11h00, Palmela acolhe a segunda prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. O pelotão tem uma composição semelhante ao da véspera. As ciclistas de elite têm por diante 77,4 quilómetros, as juniores vão completar 62,5, as cadetes e as masters percorrem 46,8 quilómetros.

A Taça de Portugal de Cadetes também arranca no próximo domingo. A primeira fase desta competição é inter-regional. Os cadetes da zona Norte correm em Paços de Ferreira, a partir das 9h30 de domingo, num traçado de 63,6 quilómetros. Os jovens da zona Sul enfrentam-se em Palmela, às 16h00, num percurso de 79,2 quilómetros.

O pelotão master estreia-se em 2019 com a Volta ao Concelho de Almodôvar, competição que se distribui por três etapas, a disputar sábado e domingo. No primeiro dia haverá uma tirada, a partir das 14h30. A segunda jornada é dupla, com etapas às 10h00 e às 16h30.

Ciclismo internacional no BTT e na estrada
Portugal vai ser palco de duas competições internacionais durante esta semana, a Volta ao Alentejo, competição de classe 2 UCI, entre quarta-feira e domingo, e a terceira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), corrida de classe 1, no domingo.

Depois de ter sido palco do Campeonato da Europa de DHI em 2018, o Louzanpark volta a receber os melhores especialistas mundiais de descida em BTT, no domingo. A prova, pontuável para a Taça de Portugal, será também um teste para as estrelas internacionais, tendo em vista a época de 2019 da Taça do Mundo.

Entre os cerca de 200 inscritos, há nomes de peso da cena internacional de DHI, como é o caso dos dois primeiros do ranking UCI, o francês Amaury Pierron e o britânico Danny Hart (campeão mundial em 2011 e 2016), sem esquecer outro britânico, Gee Atherton, que vestiu a camisola arco-íris, em 2008 e 2014.

A prova, em território das Aldeias do Xisto, terá corredores de dez países: África do Sul, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça. A manga de qualificação começa às 11h00 e a final arranca às 14h30.

Já a partir desta quarta-feira corre-se a 37.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A prova será disputada por 18 equipas, que terão de percorrer 802,1 quilómetros. A primeira etapa e mais longa da corrida liga Montemor-o-Novo a Moura, ao longo de 208,1 quilómetros. Segue-se, na quinta-feira, uma viagem de 182,8 quilómetros, entre Mértola e Odemira. Na sexta-feira a caravana deixa Santiago do Cacém para alcançar Moura, depois de percorridos 176,5 quilómetros.

Sábado é dia de jornada dupla e, provavelmente, das grandes decisões relacionadas com a geral individual. De manhã corre-se entre Ponte-de-Sor e Portalegre, numa viagem curta, 74,3 quilómetros, marcada pela exigente subida do Cabeço de Mouro, a 5,4 quilómetros da meta. A etapa vespertina é um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em redor de Castelo de Vide.

A Volta ao Alentejo termina no domingo, com uma tirada de 152 quilómetros, entre Portalegre e Évora.

Mais eventos oficiais
23 de março: 2.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro,
24 de março: Encontro Regional de Escolas, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar
24 de março: Campeonato Open de XCO da Maia, Vila Nova da Telha, Maia
24 de março: Maratona BTT de Cebolais de Cima, Castelo Branco
2019-03-19 - 15:15:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais