Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2019
Ass. Internacionais
Informação
Notícias
Arquivo de Notícias
Equipas
Currículo do Atleta
Loja Online
Loja Online
Trilhos e Natureza
Comissão Trilhos e Natureza
Ciclismo para Todos
 
O Ciclismo Vai à Escola em Vila Franca de Xira
Ciclismo para Todos
Os presidentes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, assinaram hoje o protocolo de implementação do programa “O Ciclismo Vai à Escola” naquele concelho durante o presente ano letivo. A iniciativa tem o apoio da Decathlon, parceiro oficial de “O Ciclismo Vai à Escola”.

O acordo hoje selado entre a Federação e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira permitirá às crianças do concelho aprender a andar de bicicleta, num investimento para que o futuro seja mais saudável e sustentável.

A implementação pedagógica do programa estará sob a responsabilidade do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde, em Castanheira do Ribatejo, um dos pioneiros no trabalho para desenvolver “O Ciclismo Vai à Escola” em Portugal.

No âmbito do protocolo hoje assinado, a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar na realização de dez atividades integradas no programa durante este ano letivo. A autarquia terá a responsabilidade de garantir as condições humanas e logísticas para que o programa tenha sucesso, devendo também assegurar a criação e a manutenção de corredores de segurança que permitam aos alunos deslocarem-se de/para a escola com bicicleta, devidamente integrados com os planos de mobilidade municipal.

“O Estado, ao nível nacional e local, tem dado sinais de que está a despertar para a importância da bicicleta enquanto instrumento para uma mobilidade mais saudável e eficaz. Nascem ciclovias um pouco por todo o território. Por isso, é de superior importância que as crianças portuguesas saibam pedalar de forma correta e em segurança. Isso só se conseguirá levando o ciclismo às escolas. É o que estamos a fazer com este nosso projeto, que encontrou em Vila Franca de Xira um parceiro ativo e empenhado, que saúdo por cedo ter entendido a importância desta transformação social em curso”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Decathlon esteve representada na cerimónia desta quarta-feira. A empresa é um parceiro essencial de O Ciclismo Vai à Escola, tendo, até ao momento, oferecido 110 bicicletas, distribuídas pelos agrupamentos escolares e concelhos que já aderiram a este programa educativo e desportivo da maior importância.

“Esta parceria é um prazer para a Decathlon Portugal, porque concretiza o nosso princípio de tornar o desporto acessível ao maior número de portugueses. Sabemos a importância que a escola e a atividade física têm no processo natural de desenvolvimento dos mais jovens, como na criação de hábitos desportivos e estilos de vida ativos. É por isso que queremos apoiar essa educação desde cedo, incentivando a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano ecológico e promovendo um estilo de vida saudável. Além de proporcionar aos mais jovens o prazer e os benefícios do desporto, esta parceria vai ajudar a criar hábitos desportivos nos adultos do futuro”, considera a Decathlon.

A Decathlon chegou a Portugal com a atividade de produção em 1993 e de distribuição no ano de 2000. Conta, atualmente, com cerca de 1800 colaboradores, repartidos pelas 33 lojas, 1 Centro Logístico, 1 Centro de Produção, 1 loja online em decathlon.pt e equipas de apoio às lojas.
A Decathlon é o maior produtor e distribuidor de bicicletas da Europa, produzindo em Portugal mais de 1,7 milhões de bicicletas por ano.

O Ciclismo Vai à Escola é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, integrada no Programa Nacional Ciclismo para Todos, com o apoio institucional da Direção-Geral de Educação, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Até ao momento, O Ciclismo Vai à Escola está presente em oito agrupamentos escolares e em três concelhos, distribuídos de Norte a Sul de Portugal.
2018-10-17 - 18:18:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Guia Algarve
Guia Arrábida
Ciclismo Vai Escola
SECT
Pista Aberta
Eventos
Rádio
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais