Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Competição
Provas e Classificações 2019
Rankings 2019
Informação
Notícias
Arquivo de Notícias
Atleta
Equipas
Currículo do Atleta
Actas de Corrida
Centros de BTT
Loja Online
Loja Online
Visualizar
Album
BTT
 
Ricardo Marinheiro e Joana Monteiro campeões em Marrazes
BTT
Ricardo Marinheiro (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e Joana Monteiro (Brujula Bike Racing Team) venceram hoje as provas de elite do Campeonato Nacional de Cross Country Olimpico (XCO), disputadas na pista de Marrazes, Leiria.

A ausência do lesionado David Rosa, vencedor de oito das nove últimas edições do Campeonato Nacional, abriu a porta ao surgimento de novos protagonistas entre a elite masculina. Ricardo Marinheiro assumiu a cabeça de corrida desde as pedaladas iniciais e não deixou escapar a oportunidade de sagrar-se campeão nacional, impondo-se em solitário.

A luta pelas restantes posições no pódio foi eletrizante, assistindo-se a constantes mudanças ao longo da prova. José Dias (DMT Racing Team) fez cerca de metade da corrida a marcar de perto Ricardo Marinheiro, mas partiu o guiador e desistiu. Mário Costa (Brujula Bike Racing Team), que furou no início, conseguiu recuperar, chegando ao segundo posto, a 1m53s de Ricardo Marinheiro. Rúben Almeida (BTT Seia), que também teve uma prestação em crescendo, foi o terceiro, a 2m58s.

Joana Monteiro prolongou o domínio pessoal no panorama português de XCO, alcançando o quarto título nacional consecutivo na categoria de elite. Fê-lo em grande estilo, distanciando-se das rivais desde o início da competição para terminar com uma folgada vantagem de 3m04s sobre a segunda classificada, Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech), e de 4m41s face à terceira, Ângela Gonçalves (BTT Seia).

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) reinou entre os sub-23, fazendo uma corrida sempre na dianteira. Miguel Salgueiro (Maiatos/Reabnorte) foi o segundo classificado, a 1m30s, enquanto o azarado Bruno Silva (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), vítima de problemas mecânicos, conseguiu a terceira posição, a 3m02s do vencedor.

Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) não deu qualquer hipótese às restantes sub-23 em pista, vencendo com 16m26s de vantagem sobre Débora Figueiredo (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) e com 18m22s sobre Beatriz Lopes (AEBTT Rio/Mr. Pint), segunda e terceira, respetivamente.

A corrida de juniores masculinos foi palco de um intenso despique entre Guilherme Mota (CPR A-do-Barbas) e Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis), que se adiantaram à concorrência e levaram o mano a mano até à meta. Guilherme Mota, que se tem destacado como um dos melhores juniores nacionais na estrada, mostrou que também deve ser tido em conta no XCO, ganhando a corrida. Rafael Rita foi segundo, com o mesmo tempo. Rodolfo Serafin (BTT Loulé/Elevis) foi o terceiro, a 1m16s.

Já no setor feminino foi clara a superioridade de Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), que venceu destacada a corrida júnior. O pódio completou-se com Ana Fernandes (Ass. 20 Km Almeirim/Restaurante O Forno), a 7m21s, e com Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), a 9m41s.

O BTT Loulé/Elevis dominou as corridas de cadetes, vencendo no setor masculino por intermédio de Diogo Neves e no setor feminino através de Daniela Campos.

Marrazes também coroou seis campeões nacionais nas categorias de veteranos: os masters 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas) e Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde), os masters 40 Davide Inácio (Automóveis Ribeiro/GDVP) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva), o master 50 Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e o master 60 Carlos Cabrita (BTT Loulé/Elevis), único ciclista desta categoria presente na prova.

A correr em casa, Fábio Luiz (Marrazes/Gui/Brejinho/Bike Zone Leiria) bateu a concorrência na prova de paraciclismo.

O BTT Loulé/Elevis ganhou a classificação por equipas.

(em atualização)

2018-07-22 - 16:16:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Eventos
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais